Redução do Consumo do Carvão Mineral no Mundo
9 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo no site da Bloomberg, o maior poluídor de todas as energias., redução na China
Um interessante artigo de Ewa Krukowska foi publicado no site da Bloomberg, informando que os consumos globais estão no maior declínio da histórica, inclusive com a contribuição chinesa.
Gráfico mostra a redução do consumo chinês de carvão mineral
Todos sabem que o carvão mineral é a fonte de energia considerada mais poluente no mundo e a China ainda vem mantendo o seu uso, que está ficando estagnado no mesmo nível. O artigo publicado por Ewa Krukowska no site da Bloomberg informa que a redução do seu uso pode ser a mais importante da história, com a batalha que se trava na China, com os esforços para promover a energia renovável.
O relatório publicado pelo Greenpeace informa que nos nove meses de 2015 a queda foi de 4,6% em relação ao ano passado, com um declínio de 180 milhões de toneladas, 40 milhões mais do que o Japão utilizou no mesmo período. Estes dados proporcionam novas esperanças para as decisões que devem ser tomadas pelos países em encontro promovido pelas Nações Unidas, ainda este ano em Paris.
Foto de uma usina fechada na China
A China é ainda responsável por cerca da metade do carvão utilizado no mundo, e está reduzindo uma usina por semana. Na Índia, o consumo ainda vem crescendo, tendo sido de 7% nos primeiros nove meses deste ano, mas começam os esforços para reverter esta situação. Os mais otimistas imaginam que o uso do carvão já está no seu estágio terminal.