Rentabilidade Esperada das Empresas Japonesas
6 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: apesar da desaceleração na China, efeito das desvalorizações do câmbio, rentabilidade das empresas listadas na Bolsa, turistas chineses, vendas no exterior
Um artigo publicado no Nikkei Asian Review informa os resultados obtidos pelas 1.015 empresas japonesas listadas na Bolsa. Até agora, apresentam expectativas de lucros de 8% no ano fiscal que termina em março de 2016, antes dos impostos, apesar da desaceleração ocorrida na China.
Empresas japonesas listadas na Bolsa esperam elevadas rentabilidades neste ano
Isto seria decorrente das vendas feitas no exterior, com a forte desvalorização do câmbio japonês que teria ajudado neste resultado. Elas foram também beneficiadas pelas reduções dos custos de energia e superaram as dificuldades decorrentes da desaceleração ocorrida na China, que prejudicaram as siderurgias de todo o mundo, inclusive as japonesas.
As vendas das indústrias automobilísticas nos Estados Unidos e na Europa foram boas, apesar do mercado de veículos não ter sido brilhante em todo o mundo. Os turistas, principalmente chineses, que invadiram o Japão ajudaram a melhorar as vendas efetuadas no mercado interno.
Os lucros dos varejistas japoneses como das ferrovias decorreram da melhoria da economia japonesa. Os preços começaram a melhorar no Japão, enquanto o combustível está em queda. O movimento dos turistas deve continuar elevado até o final do ano fiscal.
As empresas japonesas, muito envolvidas com as economias emergentes, não estão muito otimistas. O que se espera é que os Estados Unidos e o resto do mundo continuem mantendo até março próximo o nível que foi obtido até agora.