Cyber Monday Aumenta as Vendas Online nos EUA
4 de dezembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: aumento de 21% neste ano, informação da agência AP publicado no The Japan Times., o Cyber Monday já existe nos EUA há 10 anos
Se alguém duvidar que a economia norte-americana esteja se recuperando, deve observar as informações sobre as vendas online no chamado Cyber Monday, segundo informações da agência AP, que mereceu um artigo no The Japan Times.
Foto ilustrativa publicada no The Japan Times
Os consumidores norte-americanos gastaram no Cyber Monday deste ano mais de US$ 3 bilhões somente neste dia, com um aumento de 21% sobre o ano passado, segundo dados levantados pela empresa comScore. O Cyber Monday, que se segue ao Black Friday, já existe há 10 anos nos Estados Unidos. O nome começou a ser utilizado pela National Retail Federation em 2005, visando o uso das vendas online e nesta data são oferecidas grandes promoções.
Com gastos utilizando celulares (mobile), as vendas efetuadas através de smartphones e tablets representaram 53% do total, envolvendo a Amazon, Walmart, eBay, Target e Best Buy, atendendo clientes dos USA e do Canadá. A Target ficou fora de ar por um tempo neste dia em decorrência do elevado tráfego.
Os especialistas do comScore esperam que as vendas online cresçam 14% chegando a US$ 70 bilhões durante os meses de novembro e dezembro, considerados dos feriados do final de ano. Quando envolvem outros produtos que não sejam eletrônicos, a vendas aumentam substancialmente neste período do ano, incluindo brinquedos.
Isto que está acontecendo nos Estados Unidos parece que também é a tendência em muitos outros países, inclusive no Brasil, com os jovens adotando as compras online. Muitos afirmam que podem fazer as suas escolhas mais cuidadosamente.
Algumas reclamações acabam ocorrendo com informações incorretas e outras compras canceladas. Mas as devoluções dos valores debitados no uso de cartões de crédito, parecem estar sendo sanados.
Certamente, as grandes redes de lojas de varejo estão aparelhadas nos seus sistemas logísticos para que as entregas sejam feitas com eficiência. São aperfeiçoamentos no varejo que estão melhorando em todo o mundo, inclusive no Brasil.