A China e os Estados Unidos em Campos Comuns
28 de janeiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: encontro do secretário de Estado dos Estados Unidos com o presidente da China, mais que as diferenças existentes., preocupações comuns
As duas maiores potências do mundo procuram encontrar pontos em comum para manter seu relacionamento em alto nível, apesar dos reconhecidos problemas existentes entre eles.
Xi Jinping, presidente da China, recebe o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry
No encontro desta quarta-feira, dia 27 de janeiro, em Beijing, o presidente da China, Xi Jinping, recebeu o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry. O chanceler chinês, Wang Yi, ressaltou que as duas maiores potências do mundo têm assuntos em comum da maior importância, como o recente teste nuclear da Coreia do Norte, sobre o qual os dois países concordaram em trabalhar em conjunto, dentro do acordo estabelecido no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Também John Kerry entendeu que a cooperação norte-americana com os chineses é importante para o avanço dos entendimentos climáticos estabelecidos em Paris, bem como no acordo nuclear com o Irã.
Sobre as acusações da imprensa norte-americana sobre a militarização do Mar Sul da China, o chanceler chinês prometeu não se envolver nesta orientação. A posição chinesa é que todos têm o direito de cuidarem de sua autoproteção e autodefesa. Também a recente eleição em Taiwan acabou sendo objeto de conversas entre os dois países.
Os chineses solicitaram que os Estados Unidos se empenhem no desenvolvimento do Estreito, referindo-se ao esforço chinês para liderar o programa de melhoria da infraestrutura nos mares que são fundamentais para o seu abastecimento, com financiamentos do banco que a China encabeça.
Estes entendimentos mínimos são importantes nesta fase, quando mundo enfrenta problemas de desaceleração do crescimento que afeta a todos.