Problemas Para o Café em Cápsulas da Nespresso
24 de fevereiro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a inovação do café em cápsulas, as concorrências com a contestação da patente, as disputas judiciais continuam
Ainda que muitos apreciadores exigentes de café contestem serem as cápsulas de determinados blends (misturas) as melhores, a forma prática do seu preparo fez com que a Nespresso conquistasse o mundo. Mas a ECC, que alega ser a detentora da patente destas máquinas, está ganhando terreno em alguns países.
Gráficos constantes da matéria publicada no The Wall Street Journal
A Nestlé ainda detém o controle da Nespresso que, apesar de ser a maior no mercado mundial, vem perdendo o seu percentual, diante das contestações legais mantidas pela ECC – Ethical Coffee Co. A ECC é do ex-presidente da Nespresso, Jean-Paul Gaillard. Ele alega que a Nestlé fez pequenas modificações sobre suas maquinas, tendo uma cápsula que não é a melhor para o meio ambiente, enquanto a dela é biodegradável.
Os dados coletados pela Euromonitor International mostram que a Nespresso controla 11,1% do mercado mundial, e, em 2015, registrou uma queda de 13% com relação a 2011, havendo outros concorrentes que estão aumentando a sua participação. A Nestlé vem efetuando muitas publicidades utilizando o ator George Clooney, e inovações estão sendo introduzidos nas bebidas.
Hoje, já existem mais de 200 concorrentes no mundo, com diversas dimensões. Os apreciadores mais exigentes estão intensificando cafés finos que não utilizam estas cápsulas, que também estão aumentando o mercado total. O fato concreto é que o Brasil, ainda continua o maior produtor de café no mundo, não vem aproveitando bem estas inovações e ampliações, mesmo esboçando participar com cafés finos em alguns mercados.