Aumento do Consumo de Bananas no Japão
28 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: artigo no The Japan Times, aumento do consumo de bananas no Japão, mas abaixo das outras frutas, seus preços sobem
Um artigo elaborado por Philip Brasor e Masako Tsubuku foi publicado no The Japan Times, informando que a banana é a fruta cuja demanda cresce mais rapidamente, ainda que seus preços estejam subindo ligeiramente, o mesmo não acontecendo com outros produtos no Japão, até pelo esforço da política japonesa para contar com uma inflação de cerca de 2% ao ano.
Bananas vendidas em máquinas no Japão. Foto publicada no artigo do The Japan Times
Segundo a Japan Banana Importers Association, o preço da banana no atacado cresceu de 30 a 40% desde 2014, em parte por causa da desvalorização do yen. Mas os consumidores japoneses não sentem este fenômeno, pois comparadas com outras frutas naquele país são consideradas ainda baratas. É que muitas frutas japonesas são consideradas produtos de luxo para presentes notadamente quando alguém adoece, costume existente no Japão, principalmente de subordinados para os seus chefes ou de alguém que recebeu ajuda de outros aos quais são gratos.
Segundo pesquisas efetuadas, os consumidores japoneses utilizam as frutas para sobremesa, preferindo as doces como as bananas quando comparadas às ácidas como o mikan, as laranjas japonesas. Em média, um casal consome 18 quilos de bananas por ano, e o segundo produto é a laranja mandarim, com 13 quilos. As frutas também são utilizadas para alguns lanches.
As bananas no Japão são importadas, principalmente das Filipinas, devendo ficar fora do TPP – TransPacific Partnership com redução das tarifas de importação, sendo que as chinesas também estão aumentando. Existem algumas produções japonesas nas ilhas do sul do país, mas em quantidade insignificante. Também há algumas importações de países latino-americanos, localizados nas costas do Pacífico.
Os consumidores consideram que a banana já vem embalada adequadamente nas suas cascas, sendo fácil de ser consumida, estando a sua disponibilidade aumentando nas máquinas para vendas. Como um país desenvolvido, os produtos industrializados, inclusive a partir das frutas, são mais consumidos, sendo reduzido o atual consumo em natura.