Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentações e Bebidas Relacionadas Com o Sono

19 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: alimentos e bebidas relacionados com o sono, artigo no BBC Brasil publicado no site da UOL, conhecimento que podem ajudar

clip_image002Sou das pessoas que dormem pouco e apesar dos exames efetuados acabo acordando muitas vezes durante a noite. Procuro produtos que facilitem o sono.

Um sono reparador ajuda as pessoas

O artigo publicado pela BBC Brasil no site da UOL informa que de cada três pessoas uma pode apresentar alguns problemas de sono. Existem casos que dependem somente do estresse, preocupações ou alimentos ingeridos, bem como sensibilidade para determinadas bebidas. Existem fatos e ficções que poderiam ser mais bem compreendidos, segundo o artigo.

Tanto os carboidratos como as proteínas podem ser consumidos, e a chave do problema decorre do triptófano, um aminoácido que é o precursor de sertonina e melatonina, os químicos indutores do sono no cérebro.

O triptófano está presente em pequenas quantidades em quase todos os alimentos proteicos e em quantidades mais altas em iogurtes, leite, aveia, banana, tâmaras, frango, ovo e milho. Para que provoque efeitos, é preciso cruzar a barreira de sangue do cérebro, competindo com outros aminoácidos.

Os carboidratos estimulam a liberação da insulina, dando a chance para o triptófano chegar ao cérebro, mas como são em quantidades mínimas, existem as dificuldades, segundo o artigo.

Chá de ervas – pesquisas indicam que são relaxantes, aumentando o nível de glicina no corpo. O chá de valeriana já era recomendado na Roma antiga. Acredita-se que existam outros produtos para melhorar a capacidade de sono.

Leite morno – contém melatonina, mas não existe comprovação que ajuda no sono, mas combinado com um cereal pode ajudar a levá-lo ao cérebro.

Chocolate quente – é um produto reconfortante, mas contém cafeína, e existem pessoas que são sensíveis a sua ação.

Água – recomenda-se que o corpo se mantenha hidratado; as autoridades europeias recomendam até 2 litros por dia, mas provocam urinas.

A última taça – o álcool ajuda, mas pode provocar problemas sérios de insônia, provocando movimentos oculares rápidos.

Quando comer – cada um tem um relógio interno diferente.

Rotina – recomenda-se jantar quatro horas antes, e tomar um chá de ervas antes de dormir.

Dia ou noite – existem pessoas madrugadoras e pessoas noturnas comendo tarde da noite.

Queijo – não parece haver uma ligação com o sono.

Café – existem diferenças na tolerância da cafeína, mas o seu excesso não colabora no sono.

Açúcar – muito açúcar não ajuda no sono.

Álcool – provoca o sono, mas perturba o seu padrão.

Pimenta – parece não ajudar, como regra geral.

Banhos quentes – ajudam, pois a temperatura do corpo cai rapidamente depois.

O que parece é que não existem receitas cabais, havendo reações diferentes para muitas pessoas.