Excesso de Alimentos no Mundo Provoca Obesidades
3 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: análise publicada na revista científica Lancet, artigo no site da Bloomberg, tendências para o aumento da obesidade no mundo
Lamentavelmente, um artigo publicado no site da Bloomberg, com base nas pesquisas publicadas na revista científica Lancet, informa que está aumentando a obesidade no mundo por excesso de alimentos nos últimos 40 anos.
Gráfico publicado no artigo do site da Bloomberg
O artigo elaborado por John Tozzi, com a nova análise publicada na revista científica Lancet, informa que, nos últimos 40 anos, os adultos obesos eram de 105 milhões em 1975 e passaram para 640 milhões. Se esta tendência continuar até 2025, um quinto dos adultos serão obesos. Os alimentos baratos e o aumento da renda explicam estas tendências, segundo Majid Ezzati, do Imperial College London, o autor sênior dos estudos. Isto aumentará o número de diabetes, doenças do coração e outras moléstias crônicas.
Isto vem acontecendo há mais tempo entre as mulheres, mas há indicações que mais recentemente os homens estão acelerando na obesidade.
As mulheres registram obesidades há mais tempo que os homens, segundo gráfico do site da Bloomberg
A obesidade entre os homens está aumentando rapidamente, segundo gráfico da Bloomberg
Estes dados ainda não ocorrem em países pobres, como os da África ou do Sudeste Asiático, sugerindo que a melhoria na alimentação é mais acentuada nos países que elevaram suas rendas, e onde alimentos ricos em gordura são mais consumidos.
Nenhum país ainda encontrou uma forma eficiente para reduzir a obesidade, e, pior, o que vem acontecendo é seu aumento em casos extremos. Os especialistas indicam que a meta de sua redução até 2025 vai exigir medidas mais drásticas.