Horário das Refeições tem sua Importância
23 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: artigo no site de O Globo, pesquisas preliminares por entidades científicas, regularidade para as crianças e os idosos
Parece que, no mundo atual, principalmente os jovens não possuem mais o hábito de contar com horários para as suas refeições, quando indicações preliminares indicam a sua importância.
Foto que ilustra artigo publicado no site de O Globo, sugerindo que as refeições nas horas certas acabam tendo mais importância que a qualidade dos alimentos
Um artigo de Cesar Baima, publicado no site de O Globo, informa que duas revisões publicadas na revista científica Proceedings of the Nutrition Society sugere a importância dos horários das refeições, estudos que devem ser aprofundados por novas pesquisas. As irregularidades podem favorecer a hipertensão, desenvolvimento de diabetes e obesidade, entre outros males.
Todos sabem que alimentações pesadas à noite não são recomendáveis. As primeiras refeições devem ser reforçadas e as últimas mais leves, o que parece mais recomendável para o relógio biológico normal, mesmo existindo algumas diferenças entre as pessoas. As crianças tendem a alimentar-se com junk food fora das refeições normais, que contribuem para a obesidade de muitos. O apetite, a digestão, o metabolismo de absorção das gorduras, do colesterol e açúcares e as atividades dos órgãos, como o fígado e os intestinos, costumam ser adaptados a estes relógicos biológicos.
Aqueles que viajam muito internacionalmente sabem da existência de problemas para a superação do chamado jet leg, havendo também diferenças nos alimentos mais utilizados nas diversas partes do mundo.
O desejável seria que as refeições fossem partilhadas com as famílias, de forma relaxada e bastante longa, o que não se observa mais nos dias atuais. A pesquisadora Gerda Pot, do King’s College, segundo o artigo, uma das autoras da revisão, sugere haver uma verdade no ditado de que devemos tomar o breakfast como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um pobre.