Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indícios das Preocupações Chinesas com a Obesidade

22 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: aumento da obesidade também na China, melhoria na alimentação, problemas de saúde pública, vida sedentária

clip_image002A China vem melhorando a alimentação de sua gigantesca população nas últimas décadas, mas, como a vida se tornou mais sedentária, parece natural começar a se preocupar com o problema da obesidade que acaba elevando os custos relacionados com a saúde naquele país.

Aumento da obesidade infantil na China, como no resto do mundo

Observa-se na imprensa oficial chinesa, onde o China Daily é um dos órgãos importantes, o aumento de notícias sobre as iniciativas privadas ou públicas para uma alimentação mais saudável, tanto nos restaurantes como nas escolas, que são um instrumento estratégico naquele país.

Um exemplo é o artigo de Mike Peters publicado no China Daily, informando sobre a iniciativa de um estrangeiro, Andrew Stevenson, que fundou uma rede de restaurantes chamado Beijing’s Obentos, oferecendo alimentos saudáveis para a clientela chinesa, a preços modestos, com destaque para a culinária japonesa.

clip_image004

Os restaurantes Beijing’s Obentos oferecem saladas e outros pratos saudáveis como dos japoneses, ao lado de outros voltados para a saúde. Foto publicada no China Daily

 

Esta cadeia de restaurantes oferece também outros pratos saudáveis, como carnes magras com wasabi e misso com yuzu. Salmão rico em Omega 3 também ajuda a compor a salada. Sobremesas de iogurte são oferecidas a preços módicos.

Existem também breakfast do tipo japonês, com okayu, vegetais e legumes saudáveis, ajustado às disponibilidades das estações. Estas iniciativas estão sendo estimuladas pela imprensa chinesa.

No mesmo China Daily, um artigo de Ruan Fan refere-se ao esforço nas escolas chinesas, abrangendo 23 delas, onde as crianças aprendem a cultivar vegetais a serem consumidos. A iniciativa foi aplaudida pela esposa do embaixador da França em Beijing, Amanda Galsworthy, observando que as crianças que ajudam a plantar estes vegetais acabam influenciando até os seus pais.

clip_image006

Estudantes de uma escola primária aprendem a plantar vegetais, em foto publicada no China Daily

Num país como a China, a divulgação pela imprensa estatal de uma série de artigos com o título geral “Vegetable gardens” mostra que as autoridades estão estimulando estas iniciativas, pois existem também informações de que elas estão preocupadas com os custos das assistências médicas para os obesos.