Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novo Canal do Panamá

27 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: embarcação com mais de 48 metros, inauguração com a passagem do porta-contêineres chinês Casco Shipping Panamá, novo canal amplia a capacidade de transporte, quase 300 metros de comprimento

Ampliação retificada e paralela ao antigo canal facilita e amplia a ligação do Atlântico com o Pacifico, facilitando o transporte vital para o mundo. Antes da construção do canal era preciso cruzar pelo extremo da América do Sul, para se chegar da Costa Leste ao Oeste dos Estados Unidos.

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Traçado ampliado permite aumentar significativamente o transporte entre o Pacífico e o Atlântico, utilizando um lago existente no Panamá

O Canal do Panamá tem uma importância fundamental para permitir o transporte entre o Atlântico e o Pacífico e sua ampliação foi discutida com alternativas de traçado para se chegar a que foi inaugurada neste fim de semana, construindo em paralelo ao já existente. A inauguração neste fim de semana ocorreu com uma embarcação que transporta 14 mil contêineres, o triplo da capacidade atual, segundo o artigo publicado no site de O Globo. O canal facilita também o transporte entre a Europa e a Ásia, encurtando a distância necessária, entre as principais regiões do mundo.

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Mapa simplificado que mostra a economia de 60% provocada pelo Canal do Panamá na ligação entre Nova Iorque e San Francisco

Obra de grande envergadura provocou escândalos com dirigentes panamenhos, tendo se discutido a participação de um grupo japonês. Acabou-se optando por um traçado paralelo que aproveita parte do que já estava sendo utilizado, ajustando-se às necessidades atuais de navios de grande porte. A inauguração ocorre num período de incertezas com relação à ampliação do comércio internacional no futuro próximo.

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Todas as alternativas aproveitavam o lago existente no Panamá, exigindo subidas e descidas utilizando eclusas

Somente o acesso ao canal do Atlântico sofreu maiores aperfeiçoamentos, pois para o Pacífico sempre foi mais tranquilo. Mesmo assim, o conjunto não deixa de ser ousado.

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Parte da maquete do novo Canal, com as diversas eclusas para a subida até o lago

Algumas embarcações possuem quase a largura do canal, exigindo que operadores hábeis acompanhem a sua passagem. Também o Brasil deve ser beneficiado nas suas cargas voltadas para a Costa Oeste dos Estados Unidos e até os que se dirigem para a Ásia, que no momento estavam limitadas as embarcações de cerca de 70 mil TDW, quando os maiores chegam hoje a 400 mil TDW.