Para Contornar a Crise
27 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: as iniciativas da Folha de S.Paulo, existência de anúncios, sobre tudo, suplemento para os restaurantes
Os meios de comunicação social como os jornais enfrentam os problemas da redução dos anúncios em suas publicações. Utilizando a criatividade, procuram inovar em alguns suplementos que contam com maiores possibilidades de publicidades.
A Folha de S.Paulo anuncia novo caderno “sobre Tudo” e um guia sobre “restaurantes, bares e cozinha 2016 para São Paulo”
Os guias sobre gastronomia acabam sendo guardados pelos assinantes para consultas ao longo de um ano, atraindo anúncios dos mais variados tipos, tanto dos estabelecimentos voltados diretamente à alimentação como outros relacionados. A Folha de S.Paulo já conta com longa tradição nesta área, procurando melhorar tanto as informações oferecidas como facilitar para os seus assinantes as consultas desejadas.
Também inova com o lançamento de um suplemento abrangendo áreas que costumam atrair anúncios, como a venda de veículos, de decorações e reformas dos imóveis, além dos anúncios classificados. Estas informações, por não exigirem renovações diárias, permitem que sejam preparados com antecedência, aproveitando melhor seus recursos humanos como equipamentos, visando à redução dos seus custos.
Muitos veículos de comunicação social, no Brasil como no exterior, estão procurando formas que permitam manter a sua viabilidade empresarial, pois estão sofrendo a forte concorrência dos meios eletrônicos que ainda contam com pequenas receitas de publicidades, baseados em seus volumes de utilização dos interessados em informações. Até o momento, eles são mais ágeis e rápidos, mas ainda não conseguem conciliar com a qualidade das matérias postadas, que sacrificam a profundidade das análises em favor da velocidade.
O que está se observando é que as grandes organizações acabam tirando proveito dos ganhos de escala para os multiaproveitamentos, mas ainda não consolidaram as formas de obtenção dos anúncios com estas combinações, o que certamente acabarão conseguindo, pois contam com recursos humanos de elevada capacidade, adaptando o que já se faz com sucesso em outras partes do mundo.