Alternativas Para Enfrentar o Calor no Japão
20 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: defasagem para o Hemisfério Sul, o calor recorde no Hemisfério Norte, possibilidades de enfrentá-lo
O Japão está apresentando algumas alternativas para enfrentar o forte calor do Hemisfério Norte que acaba provocando muitas mortes. No Hemisfério Sul, há indícios que o próximo verão tenha os mesmos inconvenientes, havendo possibilidade de se adaptar algumas inovações japonesas.
Roupa inspirada nos astronautas para enfrentar o calor no Japão, em foto publicada no artigo do The Japan Times
Como o calor vem provocando muitas mortes no Japão, uma exposição chamada Heat Solution Tokyo 2016 apresenta algumas ideias que podem ser aproveitadas para evitar as altas temperaturas registradas naquele país, segundo um artigo publicado por Daisuke Kikuchi no The Japan Times, que talvez possam ser adaptadas para o Brasil no próximo verão.
A maior parte das ideias é de produtos e equipamentos portáteis para serem usados dentro das fábricas para manter a segurança dos trabalhadores, mesmo com elevadas temperaturas. A agência japonesa Fire and Disaster Management informa que 3.099 pessoas foram conduzidas para os hospitais desde 11 de julho devido ao excesso de calor.
A Sun-S tem muitos modelos de jaquetas que podem ser utilizados nos estaleiros por causa do elevado calor ao ar livre. Eles têm dois ventiladores elétricos em ambos os lados da cintura, que sopram ar frio pelo torso, com bateria recarregável para duração por cinco horas. A Teikoku Sen-I desenvolveu um colete em cooperação com a JAXA – Japan Aerospace Exploration Agency, que contém tubos finos por onde a água gelada corre. É recomendado para a construção civil, em fábricas bem como parques de diversões. O colete mantém uma temperatura de 4 graus por até 30 minutos, com apenas um litro de água. Há possibilidade de controle da temperatura de zero a 20 graus. Ele pode ser utilizado também na medicina.
A Fujitsu está usando a “internet das coisas” e trabalhadores no controle, utilizando todas as suas tecnologias para manter o calor como a umidade. Quando alguns limites são atingidos, os alarmes avisam os responsáveis por eles.
Existem muitas alternativas deste tipo que foram apresentados nesta exposição no Japão. Em condições extremas para os trabalhadores no Brasil, também existem possibilidades de suas adaptações.