As Dificuldades Para a Olimpíada no Brasil
28 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: o câmbio para os estrangeiros, os dados da Latam Travel e outras agências, os danos à imagem do Brasil, os problemas de saúde e de segurança
A Olimpíada deste ano no Brasil visava mostrar ao mundo os avanços obtidos no país nos últimos anos, mas lamentavelmente as dificuldades econômicas e políticas ampliaram as dificuldades, ao qual se somam problemas de saúde, como da zika, os de segurança pública e o atraso na providências para o atendimento de todos, principalmente dos atletas.
Título de uma matéria publicada no Valor Econômico
Um artigo elaborado por João José Oliveira foi publicado no Valor Econômico informando que o encalhe de pacotes que incluem reservas efetuadas nos hotéis, ingressos para os eventos e passagens está provocando a necessidade de promoções com vistas à Olimpíada no Rio de Janeiro. Citam-se dados fornecidos pela agência Latam Travel, que ainda está com estoque de 12 mil diárias de quartos reservados bloqueados.
Seus responsáveis informam que seus clientes costumam ser as empresas, tendo vendido somente 57% das ofertas para o período de 2 a 21 de agosto, que foram de 28 mil diárias. Atribuem as dificuldades à crise econômica e os estrangeiros teriam ficado preocupados com os problemas de saúde, como a da zika, além da falta de segurança alardeada pela imprensa.
A meta da agência é vender 60 a 70% das 12 mil diárias restantes e, para tanto, estaria dando descontos que chegam a 50% das cobradas no balcão. Haveria pacotes para um fim de semana no Rio de Janeiro a R$ 400 por pessoa, incluindo passagem e hotel, para clientes de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Segundo informações da Momondo dinamarquesa, São Paulo teria 51% dos viajantes propensos a visitar o Rio de Janeiro durante os jogos das Olimpíadas.
O grande volume de informações negativas divulgado pela imprensa deve ter contribuído para esta retração, além dos fatores citados no artigo.