Comportamento da Classe Média Atual no Brasil
15 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo publicado no Valor Econômico, diferente do passado entre os mais privilegiados, novas formas de enfocar
O de Eduardo Belo e Flavia Lima publicado no Valor Econômico mostra que os consultores Renato Meirelles e Carlos Júlio destacam os comportamentos dos privilegiados da população brasileira que diferem dos nascidos nas famílias tradicionais no passado.
Gráficos e tabelas que mostram a composição das classes A e B da população brasileira, segundo critérios utilizados pelos que retornam mensagens publicitárias, publicados no artigo do Valor Econômico.
Renato Meirelles e Carlos Júnior forneceram informações para as matérias publicadas pelo Valor Econômico. Segundo eles, mais de 50% dos que ingressaram nas classes A e B nos últimos 10 anos não nasceram em famílias historicamente privilegiadas, mas conseguiram a ascensão social em empreendimentos próprios que começaram modestos, e seus comportamentos diferem dos tradicionais e antigos.
Renato Meirelles e Carlos Alberto Júlio, que criaram juntos o Instituto de Pesquisas Locomotiva, segundo o artigo publicado no Valor Econômico
Muitos deles nunca viajaram para o exterior e não dominam idiomas como o inglês, havendo uma mudança que não eram percebidas por muitos empresários aos quais procuram atender. Fornecem consultorias para eles, visando ajustar o foco de suas publicidades. Um dos títulos das matérias é sobre o desejo de se mudar da análise estática para a dinâmica, constatando a elevada mobilidade social do ponto de vista econômico, que ainda não chegou aos aspectos dos eventos sociais por eles frequentados.
Os dados apresentados são típicos dos utilizados no marketing, comparando dados de 2006 com os atuais de 2016 para os componentes das classes que denominam A e B. Somente pouco mais de um terço seriam formados em cursos superiores e mais de dois terços teriam estudado em escolas públicas. Esta mobilidade que estaria havendo na população é de grande relevância, mostrando que no Brasil, mais do que se supõe normalmente, são eles que movem a economia.
Estas são características dos países emergentes, enquanto nos desenvolvidos e tradicionais muitos dos atuais empresários são herdeiros de patrimônios de famílias já privilegiadas que proporcionam educação superior e acumulam experiências internacionais. Estes consultores informam que constatam dos empresários por eles atendidos a necessidade de enfoques que estejam voltados para esta realidade brasileira.