Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Destaque das Empresas Aéreas do Oriente Médio

13 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: caso da Emirates e da Qatar, companhias aéreas de qualidade e em expansão, participação na Latam, uma alternativa importante para investimentos

clip_image002Os recursos provenientes do petróleo e o gás geraram substanciais receitas para alguns países do Oriente Médio, entre eles Qatar e Emirados Árabes Unidos, que estão aumentando seus investimentos nas empresas de transporte aéreo do mundo.

Aviões da Emirates e da Qatar estão aumentando no mundo

Um artigo publicado na Folha de S.Paulo informa que, segundo um ranking da consultora britânica Skytrax, a Emirates foi eleita a melhor companhia aérea do mundo, a Qatar a segunda, a Singapure Arlines a terceira, a Cathay a quarta e a ANA a quinta. O fato concreto é que estas duas empresas do Oriente Médio estão aumentando o seu luxo como a frequência em rotas longas e muito utilizadas, inclusive do Brasil para o Japão, passando pela Europa e pelo Oriente Médio.

Estes países árabes do Oriente Médio vinham escolhendo as companhias aéreas como alvo dos seus investimentos, utilizando tripulantes de todo o mundo, e informa-se também que a Qatar amplia seus investimentos na Latam, uma fusão da chilena LAN e da brasileira TAM, procurando ampliar as suas atividades na América do Sul.

Aqueles que costumam viajar por longas distâncias, como da América do Sul para o Extremo Oriente, sabiam por experiência própria que a Singapure Airlines figurava entre as melhores pela qualidade dos serviços. Se está sendo desbancada pela Emirates e pela Qatar, fica clara a disposição destas empresas ganharem não só em quantidade como em qualidade, ainda que seus países de origens não estejam entre os mais atrativos do mundo, apesar do luxo conquistado recentemente.

O fato concreto é que muitos passageiros preferem descansar numa escala intermediária quando são obrigados a efetuar voos de mais de 20 horas no ar, que são desgastantes e incluem mudanças substanciais de fusos horários. Nos repousos intermediários, são preferidas as cidades com alternativas de turismo, de alimentação e compras, além de banhos relaxantes e outros serviços semelhantes.

Na medida em que estes voos oferecem serviços a bordo, estas longas jornadas acabam permitindo, com o luxo dos mesmos, minimizar uma parte dos desgastes. Os leitos, por exemplo, e as refeições deslumbrantes ajudam a reduzir os cansaços. Como as aeronaves apresentam variadas possibilidades, ainda que o desgaste seja inevitável, acabam proporcionando confortos para minimizá-lo.

Espera-se que esta concorrência entre as empresas de transporte aéreo aumente os seus confortos enquanto os voos não podem ser reduzidos em tempo e, se possível, reduzam os seus custos com o aumento dos passageiros de longas rotas.