Prêmio Concedido Pelo Valor Econômico à Embraer
21 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: as inovações da Embraer em 2016, capacidade de competir mundialmente num setor de alta tecnologia, cooperação com outras empresas de ponta
O jornal Valor Econômico concede anualmente um prêmio para a empresa brasileira que se destaca nas inovações. Neste ano, a Embraer foi premiada, pois, além de seus investimentos na área, mostra-se capaz de uma visão de longo prazo e possibilidade de cooperação com outras grandes empresas mundiais de tecnologia de ponta.
A Embraer continua na ponta dos aviões comerciais econômicos de distâncias regionais, com inovações constantes e visão de um mínimo de 15 anos para o futuro
Para competir com a canadense Bombardier e a Mitsubishi Heavy, que recebem subsídios governamentais, a Embraer brasileira, que também produz no exterior, necessita manter elevados montantes que chegam a 5,6% do seu faturamento nas inovações, mantendo o seu horizonte de 15 anos para o futuro. Também atende às necessidades de aviões militares, tanto para o Brasil como ao mercado internacional. Mas sua principal qualificação parece ser a de conseguir atuar em conjunto com outras grandes empresas mundiais, que possuem expertise em áreas específicas voltadas para a aviação, inclusive com a Boeing.
Foto do avião militar de transporte da Embraer
Existem atividades que são competitivas no Brasil, mas nas condições atuais do mercado internacional há conveniências que partes da produção sejam efetuadas no exterior, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, como nos aviões executivos. O relevante é que os projetos são brasileiros gerados por uma equipe que já conta com décadas de tradição, reconhecidos internacionalmente.
Chega a aparentar uma covardia compará-la a outras empresas brasileiras, pois seus conhecimentos são de nível internacional, honrando todos os brasileiros.