Romãs no Combate ao Envelhecimento
12 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: artigo publicado no site de O Globo, Escola Politécnica de Lausanne, pesquisa suíça, urodithin A
A romã, já com a fama de saudável, contém uma substância chamada urolithin A, que nos experimentos iniciais se mostram eficientes no combate ao envelhecimento.
Foto da romã numa ilustração do artigo publicado no site de O Globo
Cientistas suíços da Escola Politécnica da Universidade de Lausanne descobriram que a romã tem uma substância com propriedades potenciais para combater o envelhecimento, estimulando os planos de uma empresa de biotecnologia daquele país. A informação de que a urolithin A aumentou em média 42% a resistência dos animais em corrida consta da revista científica Nature Medicine.
A urolithin A é produzida no corpo quando os compostos conhecidos como elatinaninos, encontrados em romãs, são decompostos por bactérias no intestino, segundo o artigo.
A equipe da Escola Politécnica de Lausanne está trabalhando com a empresa de biotecnologia Amazentis para desenvolver o suplemento nutricional que pode aumentar a força muscular e resistência durante o envelhecimento, com os resultados de um primeiro estudo clínico em humanos esperados para o próximo ano.
Segundo Patrick Aebischer, presidente da Escola Politécnica e co-fundador da Amazentis, a descoberta é uma promessa para reverter o envelhecimento muscular. Seria uma substância completamente natural e seu efeito poderoso e mensurável.
Como se sabe, a romã é muito apreciada principalmente na Turquia, onde o seu suco está disponível nos restaurantes e estabelecimentos que vendem bebidas. Também é muito consumida em todo o mundo na passagem do ano para dar sorte e, mesmo pouco apreciada no Brasil, que só conta com romãs pequenas, pode apresentar sabores doces e agradáveis.