Divulgação do Sushi e da Culinária Japonesa
24 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: Celso Hideji Amano do Sakagura A1, cozinhajaponesa.com.br, World Sushi Cup em Tóquio
Continua havendo uma ampla divulgação da culinária japonesa tendo o sushi como destaque, mas também envolvendo a diversidade da gastronomia japonesa.
Chef brasileiro Celso Amano do Sakagura A1 vence concurso no Japão, foto publicado no site de O Globo
Num concurso promovido pelo Ministério da Agricultura do Japão, o World Sushi Cup realizado no Japão, o chef brasileiro Celso Amano do Sakagura A1 venceu a competição onde foram selecionados 27 chefs da França, Estados Unidos, Brasil e até do Paquistão. Do concurso faziam parte o tradicional sushi chamado Edo Mae bem como um estilo inovador onde os chefs podiam apresentar a sua criatividade. Celso veio sendo orientado pelo chef Shin Koike, que atua por décadas no Brasil, profundo conhecedor das técnicas utilizadas no Japão.
O Japão vem se empenhando em destacar a culinária japonesa depois que ela foi admitida pela Unesco como um patrimônio cultural nipônico. Estes tipos de divulgações ganham ampliação no Brasil com a iniciativa de Fabricio Yutaka Fujikawa com seu site com redação elegante e compreensível para os leigos, que mostra os trabalhos do consagrado Jiro Ono Sushi, o mais idoso chef detentor de três estrelas do Michelin. Os mais interessados na íntegra de sua história podem acessar: http://cozinhajaponesa.com.br/jiro-sushi/3096/, onde, além de uma ampla descrição do trabalho de Jiro, pode se encontrar outras informações sobre a gastronomia japonesa.
Este site vem insistindo que no Japão as estrelas do Michelin só servem para a orientação dos turistas estrangeiros. Os habitués dos consagrados pequenos e ótimos restaurantes são suficientes para mantê-los ocupados, pois atendem a um número limitado de conhecidos clientes.
Mas como refeições habituais e populares, os mais frequentemente consumidos no Japão são os udons e sobas, além dos “rice curry”, o reconfortante oden, ao que se soma uma infinidade de pratos leves e saudáveis acessíveis aos bolsos mais modestos.
Apesar de muitos aparentarem ser simples, as técnicas de extração dos molhos básicos são importantes, havendo matérias-primas de variados custos. Os bons chefs não precisam utilizar os mais caros, havendo técnicas difíceis de serem absorvidos em curto espaço de tempo pelos estrangeiros. As práticas são relevantes e costuma-se despender até décadas para o seu completo domínio.