Preocupações Com a Instabilidade Econômica e Política
3 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: a influência política na economia, preocupações acadêmicas e empresariais, sinais nas cotações
Muitos são os indícios que a atual instabilidade registrada em todo o mundo dificulta as decisões dos empresários, notadamente nos seus investimentos que poderiam ajudar na recuperação das economias.
Gráfico mostrando a volatilidade do câmbio e dos juros, no gráfico publicado no artigo do Valor Econômico
O artigo publicado por Francisco Góes no jornal Valor Econômico registra a opinião do competente economista brasileiro José Alexandre Scheinkman, atualmente professor na prestigiada Universidade de Princeton, mostrando que somente regras estáveis atraem investimentos na infraestrutura, dada sua demorada maturação e retornos de longo prazo. Muitos acadêmicos competentes partilham da mesma opinião, mostrando que o desenvolvimento agrícola brasileiro enfrenta a deficiência da infraestrutura.
O economista brasileiro José Alexandre Scheinkman
Num outro artigo, Marli Olmos publica a opinião do empresário Carlos Ghosn, CEO da Renault e da Nissan, informando que a instabilidade na América Latina desafia o setor automotivo. Ele cita as experiências no México, no Brasil e na Argentina, onde seus planos acabam requerendo mudanças, com produções de muitos modelos para atender as necessidades destes mercados, não podendo se cogitar de ousados projetos para a exportação maciça.
O brasileiro Carlos Ghosn, atual CEO da Renault e Nissan
Como estes mencionados neste artigo, muitos acadêmicos e empresários experientes no mundo constatam que em países emergentes como o Brasil e seus vizinhos latino-americanos estas instabilidades são mais acentuadas, mas também estão afetando os países já desenvolvidos que não conseguem engrenar um estável processo de recuperação econômica, mesmo com juros baixos favorecendo os investimentos.