Vietnã Seria o Novo Tigre Asiático
8 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: desenvolvimento econômico, povo aguerrido, reconhecido pela sua determinação, Vietnã e sua independência
A revista The Economist reconhece que o Vietnã está se consolidando como o novo tigre asiático, com sua determinação para o desenvolvimento, de forma competitiva com seus vizinhos.
Gráfico publicado pelo The Economist comparando o desenvolvimento inicial da China com o do Vietnã atual
Este país que se mantém independente há mais de mil anos sempre procurou se preservar independente da poderosa vizinha China, venceu os japoneses e os franceses e derrotou a poderosa aliança liderada pelos Estados Unidos na famosa Guerra do Vietnã, unificando suas duas partes, o Vietnã do Norte e do Sul. Poucos são os povos que enfrentaram tão poderosos adversários. Com determinação e parcas armas, tinham que suportar os pesados bombardeios dos norte-americanos.
Vietnã que tem ao norte a China, a oeste o Laos e a Camboja
Hoje, é reconhecido até pela revista The Economist como o novo Tigre Asiático, conseguindo competir com suas exportações, utilizando os recursos de sua população que se aproxima dos 100 milhões de habitantes, superando este momento difícil para o mundo, o caminho traçado no passado pela China.
O Vietnã exporta o equivalente a 150% do seu PIB e, sem muita sofisticação, está herdando as empresas internacionais que dispõem de tecnologias, mas dependem de recursos humanos que estão se tornando custosos em vizinhos como a China. Prestigia seus recursos humanos que são induzidos para a forte escolaridade, com domínio de conhecimentos básicos como a matemática e as ciências. Dá uma elevada importância aos professores e aproveita ao máximo as oportunidades de comércio externo.
Com alianças com antigos adversários como os Estados Unidos, procura tirar partido do TPP – TransPacific Partnership que agora sofre resistências, mas também outros acordos com países europeus. Já é a segunda produtora de café no mundo, com pequenas propriedades, fazendo tudo com grande flexibilidade, sabendo que o mundo atual apresenta flutuações dramáticas.
Não tem as dimensões de vizinhos como a China ou a Índia, mas tem maior homogeneidade e seu povo conta com grandes tradições de luta até com poderosos adversários.