A Etnia dos Japoneses
2 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: DNA diferenciado com outros asiáticos, o DNA extraída dos dentes de indivíduos da era Jomon, pesquisa publicada no Journal of Human Genetics | 4 Comentários »
Uma pesquisa efetuada com o DNA extraído dos dentes de indivíduos encontrados nas escavações arqueológicas no chamado Sanganji Shell Mound, no nordeste de Fukushima, que viveram na era Jomon há cerca de três mil anos, comprovam que os japoneses são descendentes do cruzamento de indivíduos da etnia que vivia no Japão com os asiáticos provenientes do continente.
O Japão conta com muitos sítios arqueológicos e no Sanganji Shell Mound, no nordeste do país, foram detectados DNAs comprovando que os povos da era Jomon (cerca de 3 mil anos passados) eram de etnias diversas do continente asiático.
Há muito tempo havia uma desconfiança, agora comprovada cientificamente e publicada por um grupo de pesquisadores no Journal of Human Genetics, de que os habitantes do Japão da era Jomon Pottery Culture (cerca de 8 mil anos a.C.até d.C. 300) eram etnicamente diferentes dos asiáticos do continente. Os japoneses atuais seriam descendentes dos cruzamentos deles com os continentais.
O Japão conta com inúmeras escavações arqueológicas de onde se extraíram variados materiais comprovando que, desde as eras antigas, os habitantes produziam utensílios de cerâmica para muitas finalidades, a maioria preservada em museus, mas também existem alguns poucos particulares. Os que foram bastante pesquisados eram os nativos japoneses conhecidos como ainus, ainda remanescentes em Hokkaido que também são de etnias diferentes. A atual pesquisa identificou pelos DNAs dos dentes de indivíduos com cerca de 3 mil anos, mostrando que eram significativamente diferentes dos continentais da Ásia. A hipótese é que as antigas migrações que chegam até mais de 10 mil anos se dividiram em diversos grupos por toda esta região da Ásia, inclusive pelo arquipélago japonês.
Foto atual de ainus de Hokkaido
Um artigo sobre o assunto foi publicado por Akemi Kanda no The Asahi Shimbun. A equipe teve o apoio do National Museum of Science and Nature, da Sokendai Graduate University e outras instituições que pesquisam sobre genomas. Os resultados foram publicados num artigo científico.
O DNA dos chineses de Beijing, povos do sudeste da China e até os vietnamitas apresentam semelhanças entre si. No entanto, os dos que habitavam o Japão na era Jomon apresentam diferenças. Os japoneses sempre alegaram que decorriam de misturas de etnias, sendo que alguns deles eram polinésios. As pesquisas científicas mostram uma aproximação desta ideia.
Então, podemos afirmar que o povo japonês é mestiço como o brasileiro?
Apenas 43% da população brasileira é mestiça
Caro Oliver Rangel,
Obrigado pelo comentário. O problema é definir o que seja mestiça, não necessariamente de brancos com afro-brasileiros.
Paulo Yokota
Sao mesticos, mas menos do que as etnias americanas.