Filme Sobre o Mercado de Tsukiji
12 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a gastronomia como expressão de uma cultura, dificuldades para a sua mudança, Tsukiji que se tornou um símbolo | 2 Comentários »
São variados os exemplos no mundo mostrando que a gastronomia ocupa um importante espaço na cultura de um povo. No caso do Japão, o mercado de Tsukiji, aberto em 1935, virou motivo de um documentário diante da perspectiva de sua mudança, que deve demorar mais que o previsto.
Foto do mercado de Tsukiji, que ficou famoso pelos leilões de atum, está sendo objeto de um documentário sobre a região
A evolução das grandes metrópoles acaba exigindo as mudanças das localizações dos seus famosos mercados, como já aconteceu em Paris e vai acabar acontecendo em Tóquio. Ainda que elas ocorram, inevitavelmente suas marcas continuam vivas, com todos os tradicionais restaurantes que os cercam, bem como variados comércios de produtos ligados à gastronomia. A mudança de Tsukiji para Toyosu, um antigo pátio de carvão mineral, está prevista, mas problemas ambientais estão atrasando o projeto, pela firme atuação da governadora Yuriko Koike que exige um completo esclarecimento das medidas tomadas para evitar problemas futuros com a alimentação diante da contaminação deixada pelos minerais.
Um artigo de Satoru Semba publicado no site do The Asahi Shimbun informa que um extenso documentário está em fase final com o título Tsukiji Wonderland mostrando desde a fundação do mercado em 1935 até todas as atividades que se desenvolveram ao seu redor. São centenas de bons restaurantes, principalmente de frutos do mar, mas também todos os materiais indispensáveis para a culinária japonesa washoku, que acabou sendo consagrada pela UNESCO como patrimônio cultural do Japão.
Conheço a região por ter morado em Tóquio e sempre que visito o Japão faço questão de frequentar seus restaurantes bem como as muitas lojas que fornecem os mais variados ingredientes, incluindo as famosas facas utilizadas na culinária japonesa. Existem lojas que fornecem as decorações dos pratos japoneses que variam de acordo com a estação do ano.
Pequena mostra do que pode ser encontrado na região de Tsukiji
Produtos para decoração dos alimentos japoneses, que variam de acordo com a época do ano
No início da primavera, podem ser encontrados descansos para os hashi com brotos de sakura, no outono, muito apreciados pelos japoneses quando predominam as folhas secas avermelhadas que anunciam a chegada do inverno. Tanto os ingredientes, os pratos oferecidos como toda a mudança que está se processando nas estações do ano são ricamente aproveitados, com destaque para os muitos cogumelos.
Muito material histórico foi localizado, desde 1935, permitindo que o documentário preparado pela Shochiku faça um apanhado amplo da cultura japonesa, expressa pela sua culinária, com a produção de Maiko Teshima, sendo como diretor Naotaro Endo. Foram filmadas mais de 600 horas referindo-se às quatro estações do ano, tanto dos frutos do mar, começando pelo trabalho dos pescadores das várias regiões japonesas.
É importante que estes registros preservem a história do que aconteceu com Tsukiji como todas as circunstâncias que o cercam.
Julgo tratar-se do filme que vi recentemente. Trata-se de um filme e não um documentário como adverte o seu autor, concordo, filme com cenas da vida real bem feito com um sem número de ensinamentos. O filme da-nos uma visao panorâmica do maior mercado de pescado do Mundo,
Não cair na tentação de lhe chamar documentário
Caro Francisco Carvalho,
Tenho o hábito de visitar em todas as cidades que visito os seus mercados e arredores. Acaba dando uma boa ideia do cotidianos das pessoas que vivem nelas. Tsukiji, que visitei muitas vezes ao longo de décadas, além do mercado em si, apresenta tanto restaurantes como uma grande variedade de atividades relacionados com a culinária. Vale a pena conhecer como evoluirá depois da mudança de uma sua parte para outra localidade.
Paulo Yokota