Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas de Ajustamento na Logística

13 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: a maior operadora de logística do mundo, a queda brusca do comércio internacional, problemas de ajustamento à nova realidade

clip_image002A Hanjin sul coreana era a maior operadora de logística do mundo, mas a redução do comércio exterior de forma brusca não permitiu um rápido ajustamento, fazendo-a repetir o que a Lehman Brothers provocou no setor financeiro a partir de 2007.

Um porta-contêiner da Hanjin, operadora de logística mundial que entrou em dificuldades financeiras

As recentes turbulências no comércio internacional provocaram uma queda estimada em 25% nos transportes internacionais, causando um problema sistêmico que está afetando todos os operadores em logística. A Hanjin, com cerca de 93 navios, inclusive 79 porta-contêineres, que operava em 51 portos em 26 países, enfrenta dificuldades que levam muitos portos a não aceitarem suas cargas, pela impossibilidade de honrar seus compromissos.

Um artigo publicado por Rishaad Salamat e Kyunghee Park e publicado no site da Bloomberg compara o atual problema com a logística do tipo que afetou a Lehman Brothers no setor financeiro em 2007, tendendo a se tornar uma dificuldade sistêmica que afeta a todos. Estima-se que a Hanjin necessita de cerca de US$ 500 milhões adicionais somente para pagar os custos de combustíveis e operações nos portos.

Estas dificuldades se espalham pelo mundo a grande velocidade, afetando a Ásia como os Estados Unidos em rotas críticas para o comércio de contêineres com seus produtos, que já se preparavam para as vendas do final de ano. Hoje, já não existe um lugar do mundo onde o setor de logística se encontre tranquilo. Apesar de sua solicitação de proteção para evitar a falência, os problemas não são fáceis de serem contornados, reconhecendo-se que sua capacidade estaria acima do que se necessita hoje.

Além de muitos problemas que já afetam a economia mundial, este de logística acrescenta embaraços, não havendo autoridades no mundo que tenham condições de conter o aumento de suas dificuldades, lamentavelmente. Em economia, quando nos períodos de expansão, os empresários ficam ousados e excedem nas suas expansões. Quando há uma reversão brusca da situação, acaba funcionando o que se chama acelerador, não afetando somente as operadoras de logística, como os portos e os muitos fornecedores de navios e equipamentos para estas atividades, fazendo com que o processo de sua recuperação demande muito tempo.