Importância do Futebol Feminino no Mundo
20 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: capacidade empresarial dos dirigentes e dos meios de comunicação social, esporte como atividade empresarial, o caso da Bia na Coreia do Sul, soluções semelhantes ao do Japan League para o futebol masculino
Parece que os dirigentes e empresários brasileiros não percebem que o futebol é um grande negócio e o feminino tem grandes possibilidades de proporcionar elevados retornos nos investimentos neste setor, principalmente as jogadoras.
Foto de Bia na Coreia do Sul, que é reconhecida na rua, publicada no site da UOL
Um artigo publicado por Marina Galeano no site da UOL informa sobre a grande potencialidade do futebol feminino no mundo, beneficiando as jogadoras brasileiras, citando o caso da Bia, que faz sucesso na Coreia do Sul. É preciso que as autoridades como os empresários de comunicação social deem a devida atenção para o futuro do futebol feminino no Brasil, que deve ser a escola para o preparo de muitas jogadoras para atuar em todo o mundo.
O Brasil parece não perceber que há poucas décadas uns gatos pingados brasileiros atuavam no futebol masculino mundial. Hoje, jogadores brasileiros estão atuando em todo o mundo, onde não se sabia que o esporte profissional existia. Em muitos países, além dos programas enviados pela televisão de jogos de equipes importantes no mundo, muitos jogadores brasileiros continuam sendo os astros, que, além de faturarem jogando, servem como figuras importantes para a publicidade.
Quando se cogitava da formação do J League japonês, foram efetuadas diversas pesquisas e ficou claro que o futebol era o esporte que mais mobilizava recursos publicitários em todo o mundo, superando a soma de todas as demais modalidades esportivas. Os japoneses formaram equipes em todas as cidades importantes do país, designando empresas locais para patrocinarem estes clubes e suas equipes. O mesmo tipo de modelo pode ser cogitado para o futebol feminino brasileiro, que já mostrou contar com público, bem como jogadoras brasileiras se tornarem importantes no mundo.
A jogadora Bia é estrela da Steel Red Angels, da Coreia do Sul, do grupo Hyundai, na foto divulgada pela UOL
Antes de optar pela Coreia do Sul, Bia tentou diversos clubes brasileiros, quando ainda era menor e seu pai viajou com ela por muitas partes do Brasil. Com seu talento, acabou sendo convocada para a seleção brasileira que disputou a Olimpíada no Rio, onde obteve sucesso. Muitas outras jovens brasileiras possuem potencial para tanto, bastando que tenham oportunidade para competirem e serem vistas na televisão.
Bia foi atacante titular da seleção Olímpica no Rio de Janeiro, na foto constante do artigo da UOL
Ela e muitas outras jogadoras brasileiras precisam de uma oportunidade para começar jogando no Brasil, pois o sacrifício de atuarem na Coreia do Sul é muito grande, com todas as dificuldades de idioma e hábitos culturais. Se houvesse numa dezena de clubes brasileiros nas grandes cidades brasileiras, patrocinados pelas empresas locais, poderia haver um campeonato nacional de grande projeção.
Estas jogadoras como as que estão no exterior também faturam como modelos de publicidade, como muitos do futebol profissional masculino. O público mundial para o futebol feminino é muito grande, em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e na Europa, chegando até a Ásia. Em vez de enviarem prematuramente para o exterior poderiam proporcionar receitas com seus passes quando já consagradas e conhecidas.
Seria interessante que os empresários e funcionários diplomáticos que atuam no exterior transmitissem mais informações como estes da Bia para o Brasil, mostrando que existem estrelas que mal são conhecidas neste país, mas já fazem sucesso e faturam tanto com o futebol como a publicidade. No passado, o Brasil era muito conhecido pelo Pelé, hoje temos Neymar e outros astros internacionais, e as jogadoras de futebol brasileiro poderiam gerar até importantes divisas indispensáveis para o desenvolvimento nacional.