Possível Visita de Michel Temer ao Japão
6 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: ainda sem confirmação oficial, assuntos que poderiam estar em pauta, notícia no The Japan Times | 15 Comentários »
Um artigo publicado no site do jornal The Japan Times, com base na nota da agência noticiosa Kyodo, informa que o presidente Michel Temer está planejando visitar o Japão em meados deste mês de outubro. Este tipo de assunto costuma ser divulgado, quando oficial, simultaneamente pelos setores diplomáticos de ambos os países.
Foto do presidente Michel Temer constante do artigo publicado no site do The Japan Times
A notícia informa que um presidente da República do Brasil, depois de oito anos, visitaria o Japão, segundo informações de fontes oficiais do governo japonês. Procuramos confirmar a notícia, mas ainda não obtivemos de fontes brasileiras, pois é hábito que estas informações sejam divulgadas, quando oficiais, simultaneamente pelas autoridades diplomáticas de ambos os países. Mas a visita seria oportuna e entre os assuntos a serem tratados estaria a Olimpíada Tokyo 2020, a cooperação econômica entre os dois países e até a possível exportação de uma usina atômica japonesa para o Brasil, segundo a notícia. A informação é de terça-feira no Japão, que está 12 horas à frente do horário brasileiro.
Segundo o jornal, o primeiro-ministro Shinzo Abe, que esteve no encerramento da Olimpíada Rio 2016, teria interesse no incremento dos investimentos no Brasil, onde moram muitos descendentes de imigrantes japoneses, e no aumento dos investimentos estrangeiros no país. Haveria um interesse japonês no aumento das relações políticas, até porque a China está ativa no incremento das relações com o Brasil, que recuperado economicamente voltaria ter um papel importante na América Central e do Sul.
No Japão, o presidente Michel Temer teria uma audiência com o imperador Akihito como com o ministro das Finanças Taro Abe, segundo a fonte japonesa. Tanto Shinzo Abe como Michel Temer teriam interesse nas reformas no Conselho de Segurança da ONU, assunto que estariam tratando com a Alemanha e a Índia, na esperança de que estes quatro países sejam membros permanentes deste Conselho.
A viagem ao Japão também estaria relacionada com a reunião do BRICS na Índia nos dias 15 e 16 de outubro. Há que se considerar também que Michel Temer esteve na China na última reunião do Grupo dos 20.
Este tipo de visita poderia também retomar com maior prioridade as reuniões visando um incremento das relações comerciais e empresarias que estariam sendo ofuscadas pelas dos brasileiros com os chineses, apontando áreas onde a biodiversidade do Brasil poderia ser utilizada mais intensamente pelas empresas japonesas, pbjetivando não somente a exportação para aquele país como para o resto do mundo.
O Japão deveria proibir a entrada do GOLPISTA Michel Temer. Do contrário, os japoneses são coniventes com o GOLPE.
Cara Maria Amélia,
Muitos não concordam com a sua opinião.
Paulo Yokota
Cara Maria Amélia,
Não parece que sua opinião seja consensual.
Paulo Yokota
Todos os países devem “fechar as portas” para o golpista do Michel Temer!!!
Caro Ricardo Almeida da Costa,
Muitos podem ter opiniões diferentes.
Paulo Yokota
Temer não inspira confiança. Ele, para mim, é um golpista.
Caro Adalberto Pinho,
Muitos podem ter opiniões diferentes.
Paulo Yokota
Yokota:
O senhor acha que o Lula poderá voltar? Acho que o Temer merece cadeia e o Lula está sendo vítima de um massacre midiático. É aquele preconceito contra o nordestino, pobre, pardo, com pouca instrução etc.
Cara Amália Candreva.
Acredito que este assunto já está liquidado, ainda que não satisfaça a todos.
Paulo Yokota
Incrível como tem.gente que ainda apóia o barbudo, levou o país a falência.
Cara Neide, a democracia exige paciência com todos que pensam de forma diferente.
Paulo Yokota
Seria muitíssimo interessante que o Temer fizesse uma visita ao Japão. Estreitar relações só traria benefícios ao Brasil, já que o o país nipônico continua sendo uma das potências econômicas mundiais.
Não sei como foram deixar “esfriar” esse relacionamento de longa data.
Uma comitiva pequena, mas com integrantentes “certos” daria ótimo resultado.
Caro Edison Yamazaki,
Está confirmado que Michel Temer estará no Japão entre os dias 18 e 20 próximos. O Japão, com suas dificuldades, acabou concentrando as atenções nos seus vizinhos asiáticos, e o Brasil veio dando grande prioridade ao intercâmbio com a China. Como na Ásia o relacionamento Brasil Japão foi pioneiro, abrindo portas para outros asiáticos, acredito que tentaremos manter algo mais equilibrado, sabendo que todos enfrentamos dificuldades.
Paulo Yokota
O Temer é formado em Direito, mas ele só pratica ilegalidades, como o golpe que culminou com a queda de uma mulher honesta como Dilma.
Cara Simone Aparecida,
Não parece que sua posição corresponde à realidade.
Paulo Yokota