Festivais Para a UNESCO Incluir Como Patrimônio Cultural
1 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: diferenciados por cidades, lista de 34 festivais do Japão propostos para a UNESCO, pagodes transportados pelos participantes, usos de fogos de artifício
Os festivais japoneses se multiplicam por diversas cidades, mas existem os mais tradicionais que já são considerados patrimônio cultural pela UNESCO. Agora, o governo central japonês está enviando uma lista de 33 festivais para também serem consideradas parte do patrimônio cultural daquele país.
Foto do Festival de Chichibu, constante do artigo publicado por The Asahi Shimbun
Cada um destes festivais, marcas culturais de respectivas cidades, contam com alguns poucos carros alegóricos transportados em parte nas costas dos muitos participantes, que caminham pelas ruas numa marcha marcada pelo ritmo marcado pelas fortes respirações dos que estão fazendo os esforços. Em alguns, os fogos de artifícios são importantes. Estes carros alegóricos acabam sendo até atrações turísticas durante o restante do ano, havendo detalhes que são diferenciados pelas cidades. Existem as que incluem danças folclóricas de origem religiosa.
Muitos acontecimentos japoneses já são considerados patrimônio cultural, incluindo artes cênicas, festivais, práticas sociais e artes e ofícios tradicionais, como o kabuki, o noh, o washi (papel japonês) e a culinária japonesa. Muitos destes festivais já são repetidos por séculos, consolidando o espírito de comunidade dos japoneses.
Sob determinado aspecto, acabam tendo até alguma pequena semelhança com o Carnaval brasileiro, ainda que não contem com a possibilidade de serem comparados com o maior espetáculo da terra, nem com sua criatividade. Mas não são competições entre escolas, mas entre cidades que procuram apresentar o melhor festival. Mayumi Mori publicou no Asahi Shimbun um artigo sobre a matéria.
O Japão vem dando importância a estes aspectos culturais como forma de divulgar o país no exterior, tanto que, na recente visita do presidente Michel Temer ao Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe destacou a Casa do Japão, que ficará localizada em São Paulo, na Avenida Paulista.