Informações Sobre o Emprego nos Estados Unidos
17 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: emprego se mantém firme nos Estados Unidos, no mar de informações sobre os riscos, uma expectativa otimista que se espera não seja prejudicada pelo novo governo
Na constante garimpagem que fazemos procurando informações mais otimistas, notamos que o nível de emprego nos Estados Unidos se mantém elevado por um prazo razoável, apesar do aumento de incertezas no mundo.
Gráfico e tabela do desemprego nos Estados Unidos
Os dados oficiais dos Estados Unidos mostram que desde meados do ano passado o nível de desemprego naquele país se encontra em torno de 5%, o que é bastante baixo, permitindo que se tenha uma expectativa mais otimista sobre a evolução futura da economia líder no mundo. Quando esta taxa se aproximava de 10% em fins de 2009, nos últimos anos veio caindo até os patamares atuais, mostrando que existem fundamentos para perspectivas mais otimistas do que as vigentes atualmente no mundo. Estes níveis só foram alcançados antes da crise de 2007.
É evidente que se trata somente de um indicador, mas é fundamental para o mundo que enfrenta problemas de desemprego tanto na Europa como em países emergentes. Espera-se que as atuais turbulências políticas sejam amainadas, pois o emprego é sempre um fator relevante e preocupante para a população de qualquer país.
Quando comparados com os atuais da economia brasileira, nota-se que os brasileiros necessitam se tornar realistas para permitir uma rápida recuperação da economia brasileira, ajustando as suas aspirações às limitações dos recursos disponíveis. Não há milagres e a recuperação da economia brasileira só é possível na medida em que se volte a crescer, o que só é possível com novos investimentos que necessitam da segurança de que se tende para um equilíbrio razoável.