Aprendendo com o Goji Berry Chinês
27 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo no China Daily, lições para a biodiversidade brasileira, promoção da exportação do Goji Berry usando personalidades no exterior
Quando se observa a China fazendo uma eficiente campanha para promover a exportação do seu Goji Berry, inclusive para o Brasil, constata-se a potencialidade de campanhas semelhantes para os diversos produtos brasileiros em sua biodiversidade.
O Goji Berry chinês divulgado em todo omundo
Ainda que o Goji Berry fosse conhecido na China, principalmente pelos seus benefícios como um dos produtos utilizados pela tradicional medicina chinesa, sua demanda explodiu no mundo quando os chineses utilizaram a estrela do talk show Ophah Winfrey para a sua divulgação. Hoje, um artigo publicado por Liu Jing no órgão noticioso oficial da China, Xinhua, informa que a cantora Madonna e a modelo Miranda Kerr e outras personalidade ajudam a divulgar o produto nos Estados Unidos e no Reino Unido, entre outros países ocidentais. A produção chinesa deve ser recorde este ano na região de Zhongning, no Nordeste da China. O produto é utilizado nas mais variadas formas e agora se divulga o molho Lao Gan Ma chili e a pomada Mayingiong. Também estão sendo adicionados em sucos, biscoitos, comprimidos e até máscaras faciais, passando a serem comercializados online pela Amazon.
O produto é usado tradicionalmente na China para doenças dos olhos, fígado e rins, fazendo parte da culinária cotidiana, adicionado em guisados e sopas. Sabe-se que o Goji Berry contém uma mistura de vitaminas, antioxidantes, minerais, aminoácidos e proteínas, estimulando o sistema imunológico, atividades cerebrais, problemas cardíacos e até alguns tipos de câncer, aumentando a expectativa de vida. Enfim, um santo remédio.
Açaí brasileiro é consumido de variadas formas
Mas o Brasil também tem na sua rica biodiversidade produtos similares ao Goji Berry que podem beneficiar a saúde dos seres humanos, como o açaí que já ocupa um espaço no mercado mundial, a castanha do Pará, o guaraná, a castanha de caju, a acerola, a manteiga de cacau e muitos outros produtos que são mais conhecidos por pesquisadores principalmente da Amazônia, mas ainda não estão sendo divulgados com o apoio governamental. Basta usar a internet para saber a multidão de produtos de alta potencialidade que já são conhecidos pela EMBRAPA, pelo INPA e muitas organizações que trabalham com a biodiversidade brasileira, que aguarda a oportunidade de se transformar em bons negócios.
Guaraná, não o refrigerante que não o usa, mas transformado em bastão e consumido na Amazônia
Estes produtos são coletados e processados por milhares de modestos produtores e seus empregos podem ser aumentados, bem como suas remunerações. Em vez das autoridades se concentrarem em medidas macroeconômicas de efeitos duvidosos, o mundo está trabalhando com a microeconomia, que é objetiva e trata de casos concretos que podem beneficiar milhões de brasileiros. Vamos aprender com os chineses e ajudar a criar também produtos correspondentes ao Goji Berry.