Economias Inovadoras no Mundo Segundo a Bloomberg
23 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: destaque da Coreia do Sul, Índice de Inovação Bloomberg 2017, países escandinavos no bloco da frente
Um artigo de Michelle Jamrisko e Wei Lu publicado no site da Bloomberg informa, usando o chamado Índice de Inovação Bloomberg 2017 que classifica as economias usando fatores como gastos com pesquisa e desenvolvimento e a concentração de empresas públicas de alta tecnologia, que a Coreia do Sul está na ponta, mas as nações nórdicas dominam o top 15, com o Brasil, infelizmente, entre os últimos nos 50 pesquisados.
Mapa constante do artigo no site da Bloomberg que vale a pena ser lido na sua íntegra
Os dados apresentados correspondem às impressões generalizadas nas variadas informações sobre as diversas economias de forma geral, sendo indicadores que parecem fornecer informações interessantes, ainda que devam ser examinadas nos seus detalhes. A Coreia do Sul acaba surpreendendo, por superar Cingapura. A tabela completa pode ser obtida no site da Bloomberg, mas os dados abaixo dão a indicação dos primeiros 18.
O artigo aponta que a Coreia do Sul apresenta uma alta intensidade de Pesquisa & Desenvolvimento, atividade industrial obtendo muitas patentes, densidade de tecnologia, ensino superior e pesquisadores. Examinando dados como estes, as autoridades brasileiras poderiam escolher as suas prioridades para conseguir que a economia brasileira apresente melhores potencialidades, capazes de atrair investimentos até o exterior, que ajudem a recuperar a economia brasileira e o nível do seu emprego.