Novo Impulso Tecnológico em Davos
18 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: avanços possíveis no desenvolvimento tecnológico, Davos no quadro de incertezas mundiais, o uso do hidrogênio, pesquisas de grandes grupos internacionais
Quando as incertezas econômicas e políticas não permitem o anúncio de grandes projetos, os avanços das pesquisas que são mais demoradas acabam ganhando espaço, como em Davos.
Representantes de grandes empresas no mundo anunciam planos em Davos para promover o uso da energia do hidrogênio. Foto publicada no Nikkei Asian Review
Katsuhiro Hara escreveu um artigo para o site do Nikkei Asian Review informando que empresas como as japonesas Toyota Motor, Honda Motor, Kawasaki Heavy, a coreana Hyundai Motor, as alemãs Daimler e BMW, a francesa Alstom, a anglo-holandesa Royal Dutch Shell e a do Reino Unido Anglo-Americana acordaram em Davos cooperarem nas pesquisas para energias limpas a partir de hidrogênio, para as tornarem rentáveis. Visariam ser competitivas com as elétricas, estabelecendo um padrão industrial comum.
Foi criado um Hydrogen Council para tanto, procurando tornar práticos os esforços que já vêm sendo feitos. Também pressionariam as autoridades para o estabelecimento de uma infraestrutura para tanto, inclusive para rede de distribuição do hidrogênio.
Como se sabe, do ponto de vista técnico, o hidrogênio que somente utiliza água e não é poluente já está equacionado, havendo necessidade de seu abastecimento por uma rede de distribuição. Este tipo de esforço ainda não é efetuado pelo Brasil e por outros países emergentes.