As Estatísticas de Embarque das Carnes Brasileiras
29 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: cuidados que precisam ser mais permanentes, dados divulgados pelo Valor Econômico, efeitos de prazos mais longos
Um artigo publicado por Luiz Henrique Mendes e Cristiano Zaia no jornal Valor Econômico divulga dados disponíveis até o dia 24 de março informando que os embarques de carne brasileira sofreram menos do que o previsto.
Gráficos constantes do artigo no Valor Econômico que vale a pena ser lido na sua íntegra
No entanto, o próprio texto do artigo informa que estes dados não podem ser considerados como uma tendência definitiva, pois existem defasagens a serem considerados nestes processos de exportação. Mesmo que muitos governos já tenham mudado de posição autorizando a importação de carnes brasileiras, é preciso considerar que muitas empresas tiveram prejuízos com carnes que tiveram que descartar, pois não ofereciam aos seus consumidores produtos sobre os quais pairam dúvidas. Também há que se considerar que a decisão final é do consumidor, que não sentindo confiança suficiente vai preferir alternativas que não constituam em riscos para a sua saúde e de seus familiares.
No processo de revisão das inspeções feitas nos frigoríficos, mesmo considerando que os responsáveis por estas carnes e produtos tiveram tempo para se preparar para as inspeções, mais casos problemáticos foram localizados. É evidente que os concorrentes locais como de outros países procuram tirar partido da situação brasileira para atender seus interesses, havendo possibilidade de forçarem preços mais baixos.
É preciso estabelecer mecanismos de inspeção que atendam as cautelas dos países importadores como também os dos consumidores brasileiros que são os grandes responsáveis pelas demandas locais. Espera-se que a influência política seja afastada e as inspeções sejam técnicas e constantes.
Como o setor dos frigoríficos e das carnes são importantes para a economia brasileira, espera-se que, sanados os problemas atuais, haja uma campanha para restabelecer a tendência que vinha se observando, criando perspectivas positivas para a criação do emprego e aumento do PIB, com todas as suas consequências positivas.