Cambridge Analytica Planeja Atuar no Brasil
14 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: atuação no Brexit e na vitória de Donald Trump, detecção de tendências econômicas e políticas, metodologias de pesquisas com muitos dados
Um artigo de Gustavo Brigatto foi publicado no Valor Econômico informando que a empresa de consultoria Cambridge Analytica, fundada há quatro anos como desdobramento da Strategic Communication Laboratories – SCI com pessoal formado em Cambridge University, se prepara para atuar no Brasil. Ela já tem no seu acervo acertos como os relacionados com o Brexit e a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas. (Foto: CEO da Cambridge Analytica Alexander Nix)
O artigo informa que ela trabalha com muitos dados coletados de diversas fontes chamados “big data”, inclusive dos órgãos de fornecimento de dados estatísticos, mas também outros privados. Nos Estados Unidos, coletou até cinco mil tipos de informações, de mais de 200 milhões de norte-americanos, para usar 100 variáveis para modelar grupos de audiências que permitem reunir pessoas com comportamentos semelhantes.
A empresa já está presente em 21 países e já fez trabalhos em mais de 100, em parcerias com grupos locais para facilitar a compreensão de suas particularidades. Ela entende que o Brasil tem demanda para estes tipos de trabalho. Donald Trump teria gasto somente US$ 6 milhões com ela.
A Cambridge Analytica não trabalha somente com campanhas eleitorais. Usa as técnicas conhecidas como psicometria ou psicografia. Ela avalia as atitudes e estilos de vida das pessoas por meio de cinco critérios: abertura para novas experiências, consciência, sociabilidade, extroversão e o nível de preocupação dos indivíduos. As mudanças são muito rápidas.
Algumas críticas são formuladas sobre as formas nas quais as informações são utilizadas, como meias verdades, xenofobia, ódio aos imigrantes e rejeição aos estrangeiros, como as da revista The Economist.