O Consumo de Natto Reduz em 30% os Acidentes Vasculares
24 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: natto é uma soja fermentada, notícia divulgada no Asahi Shimbun, pesquisa efetuada na Gifu University
Um artigo publicado por Kenji Tamura no site do Asahi Shimbun informa que uma pesquisa efetuada pela Universidade de Gifu confirmou que o consumo regular de natto (soja fermentada) reduz em 30% o risco de acidente vascular.
Foto do natto (soja fermentada), publicada no Asahi Shimbun. Consumido pelos japoneses, reduz em 30% os acidentes vasculares.
O natto, soja fermentada pouco conhecida pelos estrangeiros, mas muito apreciada pelos japoneses tradicionais, é consumido com arroz, depois de adicionado um pouco de molho de soja e mostarda forte do tipo inglês. A pesquisa informa que o consumo de sete gramas diariamente ou 35 gramas semanais reduziu em 30% a ocorrência de acidentes vasculares numa pesquisa efetuada com 29 mil homens e mulheres por 16 anos, numa amostra dividida em quatro grupos. O estudo foi efetuado na Universidade de Gifu.
O natto contém uma enzima chamada nattokinase que ajuda a manter os vasos sanguíneos desobstruídos. A pesquisa envolveu a situação de saúdes dos pesquisados em 1992, hábitos alimentares e outros aspectos de suas vidas. Os quatro grupos foram divididos pela quantidade consumida e correlacionados com os riscos de morte.
Os cálculos eliminaram as influências como das idades, hábitos de fumo e exercícios efetuados, confirmando que os que consumiam natto tinham 32% menos riscos de morte com acidentes vasculares. Os problemas com o miocárdio tiveram queda maior. O consumo de tofu e missô, também derivados de soja, mostraram também queda de risco.
Os estudos foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition, mostrando que se trata de evidências científicas.