Providências Europeias Para os Produtos Brasileiros
30 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: aprendizado para o total dos alimentos brasileiros, artigo no Valor Econômico, controle rígido dos europeus sobre as carnes brasileiras
Os cuidados sobre os alimentos produzidos no Brasil para consumo interno ou exportação deveria se mirar nos rigorosos sistemas que os europeus efetuarão para 100% das carnes brasileiras destinadas à Europa.
Comissário europeu Vytenis Andriukatis e o ministro Blairo Maggi se cumprimentam em Brasília
Os europeus estão com total razão e podem ensinar às autoridades brasileiras como deve ser rigorosa a inspeção sanitária sobre as carnes de todos os tipos. 100% dos produtos a serem embarcados para a Europa serão submetidos a rigorosos exames, providência que deveria ser estendida aos destinados à alimentação dos brasileiros, pois com a alimentação não se brinca. Uma vez detectadas algumas irregularidades, não bastam exames por amostragem, mas todos devem ser examinados, pois podem afetar a saúde da população. As técnicas para tanto devem ser absorvidas e o pessoal técnico preparado para tanto, não se aceitando de forma categórica qualquer interferência política nestes trabalhos. Mesmo assim, para se recuperar a confiança dos consumidores no exterior haverá necessidade de tempo, para comprovar que as medidas estão sendo eficazes.
O artigo sobre o assunto preparado por Assis Moreira e Cristiano Zaia foi publicado no Valor Econômico e deve ser lido na sua íntegra por todos que se preocupam com o assunto. Existe um Comitê Permanente de Vegetais, Animais e Gêneros Alimentícios e Alimentos para Animais – Comitê PAFF na União Europeia e a oportunidade será ímpar para as autoridades brasileiras aprenderem o que pode ser feito, com qual tecnologia. Não serão somente os 21 estabelecimentos suspeitos, mas os 260 que possuem autorização para exportar para a Europa.
Como o Brasil lutou muito para que estes produtos fossem exportados para a Europa como também para a Ásia, a África e as Américas, estas conquistas não pode ficar sujeitas aos interesses de alguns políticos e empresários inescrupulosos.
Este setor é importante para o Brasil, tanto para abastecimento do mercado interno como para a exportação. Muitos cuidam da criação do rebanho, dos frigoríficos e de todo o complexo para fazer chegar às mãos dos consumidores. Em qualquer fase pode haver uma contaminação que afetará a saúde da população.
É uma dura lição que os brasileiros estão recebendo, mas uma oportunidade para a melhora da qualidade dos produtos alimentícios de toda a ordem, não só relacionados com a proteína animal.