Suplemento Valor Setorial Sobre Logística
27 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: a falta de uma consideração sistêmica incluindo as cargas de retorno, as muitas dificuldades a serem superadas, uma coletânea rica sobre logística no suplemento do Valor Econômico
O suplemento Valor Setorial de Logística é uma rica coletânea de artigos sobre os mais variados assuntos envolvendo a logística, onde existem muitos conhecimentos que podem ser aproveitados por todos os leitores.
Capa do suplemento sobre logística do Valor Econômico que vale a pena ser lido na sua íntegra
Como o Brasil enfrenta no momento os graves problemas de escoamento de sua boa safra agrícola, é natural que as deficiências das estradas acabam sendo as mais graves, mesmo com a existência de meios fluviais que permitem muitas saídas da produção do Brasil Central para o Norte em vez de serem deslocados para o Sudeste.
Mas analisando com um pouco de cuidado, parece que isto decorre de uma produção adicional na região Centro-Oeste que se tornou importante. O pior seria se as precárias estradas existentes fossem suficientes e as gritas que estão ocorrendo mostram que o setor rural continua desempenhando o seu papel no processo de desenvolvimento brasileiro, influindo na necessidade de serviços, de todo o sistema de agronegócios, chegando até a agroindústria.
No entanto, o importante é que o Brasil não pode voltar a ser dependente do seu setor rural como já foi no passado, pois somente os setores de serviços e de indústria podem proporcionar empregos de qualidade para os brasileiros. O preocupante é que as autoridades brasileiras não estão dando a devida importância para agregar mais valor adicionado sobre as matérias-primas, ampliando o emprego para os brasileiros.
Ainda que aos trancos e barrancos as infraestruturas indispensáveis estão sendo providenciadas, talvez a um ritmo que poderia ser mais eficiente e rápido. O Brasil necessita convencer-se que as grandes empresas de engenharia precisam ser recuperadas, ainda que os dirigentes que tenham cometido irregularidades sejam devidamente punidos. Os acordos de leniências existem para tanto nos outros países, mas a vaidade de muitos não permite que grupos que possam prestar bons serviços sejam marginalizados, como se outras novas pudessem ser providenciadas com rapidez.
O que se sente como lacuna neste suplemento é o conceito sistêmico indispensável para a logística, que para ser eficiente precisa contar também com cargas de retorno. O Brasil já mostrou que era competente nesta área quando montou os sistemas de exportações de minérios, que contavam com cargas de retorno como o do petróleo que o país necessitava importar. Hoje, com o aumento da produção local há que se considerarem fluxos contínuos de importação de outros produtos que ajudem a aumentar a produção industrial local.
Também se deve atentar para os contêineres que trazem os produtos manufaturados que nos seus retornos podem ajudar na exportação de muitos produtos, com custos bem mais baixos.