Vitória de Macron na França é só o Começo
8 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: alívio no mundo todo pelas suas repercussões, dificuldades ainda a serem superadas, substituição dos partidos tradicionais
Muitos no mundo se sentem aliviados com os resultados eleitorais na França, depois das dificuldades do Brexit e a eleição de Donald Trump. Tudo indica que pode ser o começo de um processo importante para o mundo, mas as dificuldades que ainda terão de ser superadas não podem ser subestimadas.
Emmanuel Macron conseguiu uma vitória expressiva na eleição francesa
O The Economist expressa que esta eleição na França foi a mais importante das recentes no mundo com o que muitos podem concordar. Certamente, depois do plebiscito no Reino Unido que desencadeou o Brexit e a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, havia uma preocupação do predomínio de tendências para um nacionalismo populista em todo o mundo. A França, que foi muitas vezes na História a precursora de grandes mudanças políticas, mostrou que a racionalidade prevaleceu ao sentimento emocional das massas.
Mas há que se considerar que a Frente Nacional, simbolizada pela Marine Le Pen, praticamente dobrou a votação que recebeu nos últimos dois pleitos, com os socialistas e comunistas que eram importantes partidos naquele país não participando sequer do segundo turno. As insatisfações com o desemprego, situação das populações marginalizadas com a recessão mundial e muitos outros problemas marcaram estas recentes manifestações populares relevantes universalmente. Como superar todas estas dificuldades existentes ainda dependerá de Emmanuel Macron, que é um jovem com formação esmerada bem como da administração em que ele será capaz de aglutinar as principais forças políticas tradicionais que foram fortemente atingidas naquele país.
Marine Le Pen que obteve 33,94% dos votos e promete reformular a Força Nacional
Ainda que os Estados Unidos estejam registrando um crescimento econômico, todos percebem que estes processos são lentos e demandam um longo tempo. Ao mesmo tempo, a população está ansiosa por mudanças rápidas dos problemas que vieram sendo acumulados ao longo de décadas.
Isto não acontece somente nos países desenvolvidos como os Estados Unidos e os europeus. Também no mundo emergente como da Ásia, das Américas, do Oriente Médio e da África, com as informações circulando muito rapidamente com o uso da internet, as aspirações por melhoras na situação de bem-estar da população acabam ficando aceleradas.
As mudanças políticas e econômicas são sempre difíceis, sofrendo fortes resistências. Existem países onde seus lideres estão conscientes e tomando as medidas indispensáveis, mesmo com algumas impopularidades. Em outros, não se consegue formular programas que tenham condições de provocar o aumento da eficiência nas administrações destes países, apesar das resistências que tenham de ser enfrentadas.
Espera-se que também no Brasil, os bons fluidos das eleições na França acabem conscientizando a população e suas lideranças sobre as racionalidades indispensáveis.