Calendário Lunar Chinês
6 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: a vida num país predominantemente de clima temperado, diversos condicionamentos, o Grain in Ear de 5 de junho a 20 de junho
Uma série de informações sobre o calendário lunar consta do China Daily, mostrando que a vida dos chineses gira em torno das mudanças que ocorrem durante o ano.
Uma pintura de Li Xiaolin constante do China Daily, onde alimentos estão associados a este período do ano lunar chinês
O calendário lunar chinês é dividido em 24 períodos e o chamado Grain in Ear, que começa no dia 5 de junho e vai até 20 de junho próximo. Significa o período de amadurecimento de cereais como a cevada e o trigo, que ocupam muito os agricultores. Este tipo de calendário foi criado há milhares de ano para orientar as atividades agrícolas e hoje influencia nas alimentações, atividades culturais e em como manter a vida saudável, apresentando algumas características, sendo o primeiro o aumento das chuvas neste período.
Rua com chuva, pintura de Cui Zhongjun, constante do China Daily
As chuvas aumentam quando comparadas com os períodos anteriores e no baixo do rio Yangtze começa a temporadas de um tipo de ameixa, que tem o nome de Plum Rains, também um bom período para o cultivo do arroz, vegetais e frutas. É uma época de orar por boas colheitas no outono chinês. Os chineses produzem o seu pão com farinha de trigo e coloridos sucos de frutas.
Colheita, pintura de Liu Lun, constante do China Daily
É o período em que os chineses dão o seu adeus às flores, o que está registrado nos livros atuais.
Flores e borboletas, pintura de Soong Mei-ling, constante do China Daily
As ameixas verdes, ácidas, são colhidas e fervidas e servem de medicamentos para baixar os lipídios, eliminar o cansaço e melhorar a aparência.
Ameixas verdes e borboletas,pintura de Gong Yilan, constante do China Daily
Recomenda-se que nesta época as comidas sejam leves, evitando-se carnes de cordeiro, porco, pimentas, cebolas e gengibre. Estes conselhos já são praticados há mais de mil anos por farmacêuticos chineses, como Sun Simiao, desde a Dinastia Tang (AD 618 – 907).
Jiangnan Delicacies, pintura de Zhang Dazhuang e Xiong Songquan, constante do China Daily
Tudo isto parece demonstrar o quanto os períodos do ano influenciam na vida dos chineses, o que acabou se transferindo para outros povos asiáticos.