Complexas Decisões Estratégicas da Ford
20 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: apesar das políticas de Donald Trump, construção do modelo Focus na China em vez do México, economia de investimentos de US$ 1 bilhão
Uma matéria publicada por Kein Naughton no site da Bloomberg mostra que a decisão do CEO da Ford Jim Hackett é bastante complexa e permitiria uma economia de cerca de US$ 1 bilhão em investimentos.
Novo CEO da Ford Jim Hackett anuncia uma nova estratégia da companhia para os próximos anos
Mesmo com a recomendação do presidente Donald Trump para aumentar a produção de veículos nos Estados Unidos e reduzir a importação, a Ford anuncia que está transferindo para a China a fabricação do seu modelo Focus de veículos pequenos que estava prevista para o México na segunda metade de 2019, além de outras mudanças, provocando uma economia de investimentos estimados em US$ 1 bilhão.
A alegação é que o custo dos salários na China é mais baixo em comparação ao México, além dos custos dos investimentos permitirem uma economia de US$ 500 milhões ao qual seriam acrescentados outros US$ 500 milhões, cancelando os investimentos no México.
O Focus da Ford será produzido na China, deixando o projeto que estava previsto para o México
A unidade atual de Michigan que produz o Focus passará a fabricar o modelo médio Ranger em 2018 e o SUV de tamanho médio Bronco em 2020. Além desta decisão estratégica interessar para a Ford, investimentos em carros elétricos seriam feitos nos Estados Unidos com os recursos economizados, havendo margens para atendimento do governo Donald Trump.
O transporte dos veículos da China para os Estados Unidos e para a Europa seria mais custoso, mas observa-se que a Ford está interessada no aumento da produção naquele país para atender o mercado que lá continuará crescendo, envolvendo também modelos como o Mustang.
Na realidade, empresas multinacionais como a Ford tomam suas decisões depois de muitos e profundos estudos, abrangendo também os diversos componentes que são produzidos em vários países. Normalmente acontece de modelos e componentes serem negociados em diversos países, não havendo uma tendência de só importar ou exportar de determinado local. O comércio internacional costuma ser mais intenso entre os países que produzem produtos similares.