Dados Para Pesquisas Médicas no Japão
8 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: avanços expressivos no Japão, legislação permitindo o uso de dados médicos para pesquisas e desenvolvimento de medicamentos, manutenção dos sigilos de dados individuais | 2 Comentários »
Um dos setores onde as pesquisas estão proporcionando muitos conhecimentos científicos no Japão é o da medicina, com o surgimento de destacados pesquisadores japoneses.
Alguns hospitais no Japão estão autorizados a utilizar dados médicos para pesquisas, sem identificar os pacientes, para ampliação dos conhecimentos sobre moléstias como medicamentos que possam ser utilizados. Foto do The Japan Times
A Dieta japonesa, o órgão máximo do Legislativo, autorizou que dados médicos possam ser utilizados coletivamente para pesquisas médicas, inclusive medicamentos que possam ser utilizados para seus tratamentos. Um artigo sobre o assunto foi elaborado por Tomoko Otake e publicado no The Japan Times.
Todos sabem que os japoneses estão com as expectativas de vida mais elevadas no mundo, o que certamente é positivo, mas aumentam as moléstias entre seus idosos, elevando os custos dos seus tratamentos. Para pesquisar o que pode ser feitos com eles e os medicamentos a serem desenvolvidos para os seus tratamentos, está-se induzindo legislações que permitam determinados hospitais com condições de preservar o sigilo dos dados individuais possam trabalhar com esta imensa quantidade de dados médicos, já armazenados eletronicamente.
Normalmente, se registram as informações sobre os diagnósticos das doenças e os tratamentos prescritos, mas nem sempre os resultados obtidos são aproveitados adequadamente. Com a nova legislação, espera-se que estas potencialidades existentes sejam aproveitadas para conhecimento dos profissionais médicos e proveito da população.
O sistema japonês não é obrigatório, mas as instituições de pesquisas interessadas nos seus aproveitamentos, com a garantia de que dados individuais serão preservados, poderão contar com estas facilidades. Todos os cuidados estão sendo tomados para não haver a possibilidade de roubo destes dados.
Muitos dados, inclusive de imagens obtidas, estarão armazenados para ser pesquisados. O que acontecia até o momento é que eles eram individuais, havendo agora possibilidade de que sejam juntados para coletividades. Espera-se que, com as medidas tomadas, haja um novo impulso nas pesquisas médicas.
Boa noite. Tem algum Banco de Dados japonês específico para a área da saúde? Grata
Cara Adriana,
Deve ter em inglês, mas não conheço algum específico, lamentavelmente.
Paulo Yokota