Desconsideração Com os Cientistas Brasileiros
9 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: biosensor para diagnóstico barato da dengue, informação divulgada pela Thomson Reuters, pesquisador Cleverton Luiz Pirich, publicado no Biosensors and Bioeletronics
Como a imprensa brasileira está atrapalhada com os problemas políticos, fui encontrar no The Japan Times um artigo baseado numa nota distribuída pela agência Thompson Reuters sobre o importante trabalho do brasileiro Cleverton Luiz Pirich, da Universidade Federal do Paraná, que publicou sobre o seu trabalho para permitir um diagnóstico barato e rápido sobre a contaminação da dengue na revista científica Biosensors and Bioeletronics.
Revista científica na qual o brasileiro Cleverton Luis Pirich publicou seu importante trabalho
A nota da Thompson Reuter redigida por Sophie Hares informa que a dengue causa um custo estimado de US$ 2,1 bilhões por ano e o equipamento que utiliza esta tecnologia desenvolvida pelo pesquisador brasileiro permite com um custo de US$ 30 e em 15 minutos fazer o diagnóstico. Ele converte uma resposta biológica obtida pelo sangue da amostra retirada de um dedo em sinais eletrônicos e o seu manuseio é simples. Ainda que esteja desenvolvido para a dengue pode ser também usado para outras moléstias, segundo o pesquisador brasileiro. A zika também transmitida pelo aedes aegypt pode ser seu próximo alvo.
Como a dengue não se observa somente no Brasil, mas também é um problema grave na Ásia, a importância deste equipamento é mundial. O que assusta é que problemas sérios como estas moléstias que afetam tanto os brasileiros não mereçam a atenção das autoridades e da imprensa.