Existem Soluções Para a Educação
10 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: artigo na Folha de S.Paulo, resultados apreciáveis, soluções em regiões pobres do Brasil
Um artigo publicado por Paulo Saldaña publicado na Folha de S.Paulo informa que num pobre município de Cacoal dos Alves, no Estado do Piauí, a única escola estadual de nível médio vem obtendo grande sucesso no ensino da Matemática, que está se transferindo também para conhecimentos de Ciências e Português.
Parte dos dados destacados na Folha de S.Paulo, cujo artigo vale a pena ser lido na íntegra
Segundo o artigo de Paulo Saldaña, esta escola já obteve 131 medalhas desde 2006 em competição de matemática e está empolgada com estes resultados que estão se transmitindo para outras disciplinas como ciências e leitura. Um dos principais responsáveis por todo este entusiasmo é o professor Antonio Cardoso do Amaral. Ele conseguiu, com persistência, que os alunos se dedicassem aos estudos de matemática, mas nota-se que envolve a diretora Auriliene Brito e os demais professores. Um dos objetivos é conseguir uma viagem ao Rio de Janeiro para participar da iniciativa do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada que envolve também a ajuda de R$ 100 por mês, por um ano.
Não existe nenhum segredo especial nesta escola. Os alunos são estimulados a executar muitos exercícios, como sempre o professor Delfim Netto recomendava na FEA-USP, ou o que é praticado pela organização japonesa Kumon. É evidente que a escola toda tem uma disciplina que estimula os alunos a esta dedicação, que já se tornou uma rotina depois de alguns anos.
Os resultados obtidos por esta simples escola destacam-se nas médias do Enem de 2015 como quando comparadas com as médias no Brasil e no Piauí. Também existem notícias que as escolas em pequenas cidades do Ceará estão conseguindo resultados destacados, mostrando que na medida em que as autoridades se empenham nestas melhorias, mesmo em regiões pobres e afastadas, é possível conseguir resultados expressivos que não se consegue nos grandes centros urbanos do país.
Algumas críticas de especialistas em educação costumam ser formuladas sobre estes casos, mas os resultados práticos que estão sendo obtidos parecem mais significativos. Mais do que teoria ou formulações acadêmicas, parece que a prática acaba sendo mais relevante.
Todos sabem que existem muitas razões para os pobres resultados, notadamente nos conhecimentos de matemática, no Brasil. Mas a partir destes concursos no País, alguns alunos brasileiros estão conseguindo bons resultados até no exterior, o que parece ser mais expressivo. Não parece prático ficar insistindo nas limitações existentes no Brasil, mas fazer o que é possível para superar os obstáculos que existem.