Lançamentos dos Foguetes da Coreia do Norte
5 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: incapacidade de controle das Nações Unidas e outros países, ineficiência das pressões da China, sensibilidade do problema para os países vizinhos como o Japão e a Coreia do Sul
Quando não existem ações internacionais que surtam efeitos para coibir lançamentos de foguetes como os da Coreia do Norte, os desafios acabam sendo crescentes, pois não funcionam mais os mitos das possibilidades de ações externas para tanto de forma eficiente.
Mapa elaborado com base nas informações sobre a possível trajetória do foguete lançado pela Coreia do Norte constante do site do The Japan News
Todos sabem que os japoneses, como o único povo que sofreu os efeitos de armamentos atômicos no final da Segunda Guerra Mundial, são extremamente sensíveis sobre novas possibilidades deste tipo de catástrofe.
Os coreanos do Norte anunciam que dispõem de foguetes de diversos tipos de alcance, inclusive transcontinentais capazes de atingir territórios dos Estados Unidos como o Alaska, que está sendo constatado como possível pelos norte-americanos.
Ilustração constante do artigo no O Globo
Diversos boicotes com relação à Coreia do Norte não provocaram nenhum efeito. A China seria a única a comprar muito carvão mineral daquele país, o que permite o crescimento de sua economia como já informado num artigo postado neste site. Mas os chineses não se mostram dispostos a ações mais drásticas, até porque isto só beneficiaria pais pró-Ocidente, além do próprio Estados Unidos.
Tudo indica que a negociação com a Coreia do Norte exigirá muitas vantagens para aquele país e paciência, pois até agora nem as Nações Unidas conseguiu nada. Agora o assunto será objeto de discussão na reunião do G-20, mas nada indica que haja uma solução razoável. Espera-se que não ocorram acidentes envolvendo também armamentos nucleares.