Possibilidade de Desaceleração da Economia Chinesa
13 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo no Nikkei Asian Review, o mesmo acontece com automóveis, queda da venda de smartphones
Um artigo de Yu Nakamura publicado no site do Nikkei Asian Review informa sobre a possibilidade de desaceleração da economia chinesa neste segundo semestre de 2017.
Os chineses são os maiores consumidores de smartphones inteligentes no mundo e as vendas neste primeiro semestre cairam 3,9%, indicando que a sua econômica poderá desacelerar no segundo semestre
O crescimento da demanda de smartphone na China vinha crescendo desde 2014, mas no primeiro semestre deste ano sofreu pela primeira vez uma desaceleração, indicando que possivelmente no segundo semestre a sua economia poderá reduzir o ritmo do seu crescimento. 450 novos modelos estão sendo lançados, mas são 30% menores em número neste segundo semestre de 2017.
Algo parecido também está acontecendo com os automóveis naquele país e os japoneses, que são fornecedores de muitos componentes, estão preocupados, segundo o artigo publicado no Nikkei Asian Review. Também a bolha pelo qual estava passando o setor imobiliário naquele país, com a elevação dos seus preços, parece ter deixado de crescer, mantendo-se por hora uma estabilização.
Sabidamente, o Japão tem um intenso intercâmbio comercial com a China, mas também o Brasil fornece muitos minérios e produtos agrícolas e uma desaceleração no crescimento de sua economia poderá apresentar alguns riscos. Muitos projetos de infraestrutura, principalmente no setor de energia elétrica, estão sendo feitos com a participação de empresas chinesas.
Na medida em que haja algumas dificuldades depois de definida a consolidação política do presidente Xi Jinping, é de se esperar que a prioridade das empresas chinesas seja no seu próprio país. O que parece conveniente é que se tomem algumas cautelas com estas flutuações.