O Carnaval em Asakusa no Japão
28 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: artigo no The Asahi Shimbun, cinco mil desfilaram, tradicional carnaval | 2 Comentários »
O carnaval brasileiro apresentado todo ano em Asakusa, bairro de Tóquio, já chegou ao seu 36º aniversário.
Cinco mil participantes de 24 organizações se apresentaram em Asakusa, em Tóquio, contando com mais de 500 mil espectadores. Foto publicada no The Asahi Shimbun
Este carnaval já é tradicional e completou seu 36º aniversário. Muitos dos que lá se apresentam vêm ao Brasil regularmente para também desfilar em São Paulo ou compor uma ala de escolas do Rio de Janeiro. No início em 1981, havia alguns passistas que não levavam muito jeito para o samba, mas hoje não se diferenciam dos brasileiros, ainda que não sejam acompanhados por carros alegóricos e grandes baterias.
Entre os muitos espectadores estão os que moraram no Brasil ou como turistas que acompanharam os desfiles de carnaval. A novidade deste verão foram os passistas maquiados com as tintas usadas pelos atores do kabuki, mostrando que existem intercâmbios que os diferenciam. A matéria publicada no The Asahi Shimbun foi escrita por Yuriko Sakamoto. Como uma televisão costuma cobrir, o evento é realizado no horário diurno e acaba tendo uma apresentação um pouco diferente das do Brasil.
Algumas cenas do desfile em Asakusa. Fotos do The Asahi Shimbun
Os japoneses que costumam ser mais discretos acabam apreciando a desconcentração dos brasileiros, havendo muitos eventos que se repetem durante o ano. O verão japonês está muito quente como na maioria do Hemisfério Norte, com elevado teor de umidade, sendo que Asakusa fica quase ao nível do mar.
Estima-se que, hoje, os brasileiros em todo o Japão não chegam a 250 mil, indicando que muito japoneses estão entre os foliões e os espectadores.
Os japoneses nunca, jamais conseguirão copiar o nosso carnaval. A alegria e a criatividade dos brasileiros são muito superiores. Em 2020, ao receber atletas e turistas, Tóquio será um desastre em termos de calor humano. Só lamento!
Cara Simone Aparecida,
Parece que V. é muito jovem e faz observações superficiais. Ainda que no Rio muitas dos acontecimentos fossem interessantes, não conseguimos aproveitar os pesados investimentos que fizemos. Tóquio já realizou uma Olimpíada e até hoje seus resquícios estão funcionando. Acho que seu conhecimento sobre os japoneses parece distorcido, e gostaria de saber se V. conhece profundamente o Japão, tendo o visitado. Suas opiniões sobre o futuro chega a ser assustador, mas não é compartilhado por muitos que visitaram aquele país, que também tem seus defeitos. Mas, quem não os têm?
Paulo Yokota