Telefone do Vento Não Está Conectado
16 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: consta de um livro sobre ele, fala-se com os que desapareceram, instalado depois do terremoto, visitado por mais de 25 mil pessoas até do exterior
Depois do grande terremoto de 2011, Itaru Sasaki, hoje com 72 anos, instalou este telefone do vento que não está conectado fisicamente, mas todos procuram conversar com os entes queridos que perderam por seu intermédio.
O telefone do vento (kaze no denwa) está localizado num lugar aprazível, não estando conectado. Foto publicada no The Japan News
Itaru Sasaki perdeu um primo no terremoto e teve a ideia de instalar este telefone que não está conectado com nada fisicamente. Mas mais de 25 mil visitantes lá estiveram, existindo um livro onde deixam mensagens para os que perderam. Com o tempo, as mensagens estão se modificando, admitindo-se que eles já deixaram este mundo, mas as mensagens transmitem seus recados.
Como o assunto foi objeto de um livro, até estrangeiros visitam o lugar e é comum notar fisionomias como eles estivessem conversando com os que não estão mais vivos. Muitas mensagens deixadas expressam desejos como que eles nos vejam do céu.
Muitas razões provocaram o desaparecimento e os que usam este telefone se comportam como estivessem conversando com seus entes queridos, suprindo uma necessidade psicológica.
O assunto foi objeto de um artigo de Etsuo Kono e foi publicado no The Japan News mostrando que os seres humanos têm suas necessidades de recordar os seus entes queridos, principalmente os que desapareceram em desastres e dos quais não possuem mais notícias.