China Preocupada com a Poluição Estimula Carros Elétricos
30 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: dificuldade para obter licenças para veículos poluentes, estímulo a veículos elétricos e assemelhados na China
Todos sabem que quando os chineses decidem algo não medem esforços para alcançar os seus objetivos. Visando reduzir a insuportável poluição, estão determinados a aumentar os veículos não poluentes, usado todos os meios disponíveis.
Veículo elétrico chinês BYD, que está sendo o mais vendido na China
Um artigo publicado por Shunsuke Tanaka no Nikkei Asian Review informa que, apesar das resistências dos consumidores, os chineses estão sendo induzidos a aumentar a compra dos veículos elétricos e assemelhados, menos poluentes, apesar de suas demoras para o abastecimento, que podem ser feitos em casa ou nos postos especializados. Entre os produzidos por uma empresa chinesa, destaca-se o BYD, que recebe um subsídio para ficar com preços acessíveis, que podem chegar a 30% do seu valor.
De outro lado, as principais cidades chinesas cobram uma taxa para que os consumidores possam adquirir veículos poluentes como os que utilizam gasolina ou diesel que chega a mais de US$ 13 mil por licença, além da demora em sua obtenção que em Beijing chega a ser de dois anos e estar sujeitos a rodízios durante os alguns dias da semana, dependendo dos números de suas chapas.
Principais veículos elétricos produzidos na China, publicado no Nikkei Asian Review
Na China, estas restrições não são nacionais, mas variam pelas principais cidades que estão já aparelhadas para usarem veículos elétricos. Eles pretendem ser os mais importantes no mundo nestes tipos de veículos, inclusive de montadoras estrangeiras, o que já está no programa do novo governo de Xi Jinping.