Biotecnologia Japonesa Contra o Aedes Aegypti
13 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: biotecnologia contra as larvas de mosquitos, comprimidos nas águas com eficiência por duas ou três semanas, descoberta da Kyushu Medical
Uma notícia escrita por Kento Hirashima, publicada no site do Nikkei Asian Review, informa que a Kyushu Medical conseguiu obter um comprimido que elimina mais de 90% das larvas do Aedes Aegypti, mosquito responsável entre outros pela dengue.
Mosquito Aedes Aegypti responsável entre outras doenças pela dengue
Como se sabe, a dengue é um problema que afeta não só o Brasil, como também países asiáticos, entre eles a Indonésia. O seu combate se centra no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o seu transmissor, cujas larvas proliferam nas águas. A Kyushu Medical, uma pequena empresa de biotecnologia, conseguiu um comprimido solúvel que, lançado na água, combate a proliferação das larvas por duas ou três semanas. Ela procura disseminar a descoberta a partir da Indonésia.
Informa-se que este comprimido elimina mais de 90% das larvas, mas seu princípio ativo é inofensivo para os seres humanos, mesmo quando ingerido. Os pesquisadores da Bogor Agricultural University, da Indonésia, testaram o comprimido em 200 litros de água, contendo várias centenas de larvas, que foram eliminadas em mais de 90% em seis horas. Foram testadas também com 250 famílias, em águas que são utilizadas para banhos, tendo eliminado mais de 99% das larvas em dois meses.
Gráfico publicado no site do Nikkei Asian Review, mostrando o aumento dos pacientes contaminados pela dengue
A Kyushu Medical planeja vender pacotes destes tablets contendo 10 e 200 unidades, pelo preço de 35 centavos de dólar por comprimido. Deve participar de uma concorrência que está sendo promovido na Indonésia. Tudo indica que este tipo de produto pode também interessar ao Brasil.