Desafios Interessantes Para a Tailândia
22 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: insuficiência da infraestrutura para o seu atendimento, Tailândia invadida por turistas internacionais principalmente chineses, um país de grandes atrações turísticas
Os que conhecem um pouco da Ásia, principalmente do Sudeste Asiático, sabem que a Tailândia se destaca pelas condições que possui para atrair o turismo internacional. Tem ricos templos budistas, um povo acolhedor de estrangeiros, uma rica gastronomia e uma natureza privilegiada. No entanto, sofre da insuficiência de sua infraestrutura, começando pelos aeroportos e estendendo pelas suas avenidas e hotéis congestionados.
Mais passageiros nos aeroportos tailandeses do que podem ser atendidos. Mapa constante do site da Bloomberg
Tenho a impressão, pelo que conheço pessoalmente da Tailândia, que a cultura predominante naquele país não tem as características empresariais agressivas como dos chineses ou árabes que procuram com avidez os resultados econômicos e financeiros dos seus investimentos. Talvez pela forte influência budista, a elite empresarial daquele país não é exageradamente dinâmica em aproveitar todas as oportunidades para obter elevados retornos nas suas inversões, onde existem demandas interessantes para serem atendidas com rapidez, que proporcionam resultados expressivos.
O trânsito congestionado de Bangkok em foto publicado no site da Bloomberg
Com a recente sensível melhoria do padrão econômico na Ásia, o turismo de sua população veio aumentando substancialmente, primeiro para compras como em Tóquio, mas também para conhecer as maravilhas que atraem os turistas de todo o mundo. A Tailândia não está aparelhada adequadamente com sua infraestrutura para atender a enxurrada daqueles que desejam usufruir localmente de todos os seus atrativos.
Como um país emergente, a Tailândia tem o mínimo para atender os estrangeiros privilegiados, mas não as massas que estão invadindo todos os lugares, inclusive os Estados Unidos e a Europa. Suas atrações são os barcos que nos seus muitos rios atendem os consumidores com comidas exóticas, inclusive muitas frutas tropicais que aparentam ser do Norte e Nordeste brasileiro. Os muitos ricos templos são para ser apreciados em tranquilas caminhadas e não por hordas de turistas acompanhados de seus guias. Deixando as grandes metrópoles, é difícil viajar pelo seu exuberante interior, onde se conta com ricos frutos do mar, ainda que alguns estejam fortemente temperados pelas pimentas violentas.
Um dos muitos templos budistas na Tailândia
Seu povo é hospitaleiro, inclusive as autoridades, mas tudo se processa com vagar como deve ser num país tropical, evitando-se correrias de multidões. Mas hoje, infelizmente, massas de turistas estrangeiros estão invadindo países atraentes como a Tailândia.