Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Oferta de Produtos Saudáveis nos EUA

8 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: artigos publicados na Folha de S.Paulo, necessidade de produtos saudáveis serem oferecidos a preços mais convenientes, ofertas de produtos saudáveis limitadas nas regiões ricas de Nova York

Um artigo elaborado por Silas Marti foi enviado de Nova York para ser publicado na Folha de S.Paulo, informando o que está acontecendo naquela metrópole e sua periferia. Os produtos mais saudáveis estão sendo oferecidos nas áreas mais ricas, sendo que a periferia só conta com fast foods que prejudicam a saúde.

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Mapa reproduzido na Folha de S.Paulo, mostrando que as refeições mais saudáveis são oferecidas nas regiões mais ricas de Manhattan, enquanto não se conta com as mesmas nos bairros mais pobres, cujo artigo deve ser lido na íntegra

Todos sabem que o fast food continua contribuindo para o aumento da obesidade, bem como todos os problemas relacionados com a má alimentação, como aumento do diabetes e dos problemas circulatórios. O que se constata é que as redes que oferecem produtos mais saudáveis, como saladas, além dos seus preços mais elevados, não estão presentes nos bairros onde predominam hispânicos e afro-americanos, que estão sendo chamados pelos especialistas como pântanos alimentares.

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Os produtos mais saudáveis, como saladas, são de preços mais altos e seus estabelecimentos se concentram nas regiões privilegiadas de Manhattan. Foto publicada na Folha de S.Paulo.

Além dos que moram nos bairros mais pobres não contarem com ofertas de produtos saudáveis e seus custos serem mais elevados, nem sempre seus habitantes contam com o tempo disponível para o preparo deste tipo de refeições, pela dificuldade dos seus horários de trabalho. Evidencia-se a necessidade de alterações na cultura alimentar que vem sendo promovido em algumas escolas.

O artigo informa que Chantelle Brathwalle, da Secretaria de Saúde local, está batendo de frente nas redes de fast foods usando publicidades semelhantes para estimular o consumo de produtos saudáveis, conseguindo lojas que vendem estes alimentos, mas que ainda está sendo avaliado nos seus efeitos pelas autoridades. Outros especialistas informam que ainda não se dispõe de uma estratégia eficiente para tanto. Estas mudanças necessitam de tempo, mas a divulgação dos prejuízos causados pelo junk food está provocando um mínimo de alterações mesmo das redes tradicionais como no Brasil. Espera-se que mais produtos saudáveis possam chegar às mãos das populações mais modestas.